Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimer, Tania Teresinha Brunspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorBelo, Cibelli Batistapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-03T14:32:22Z
dc.date.available2024-05-03T14:32:22Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87781
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns Zimerpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 19/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral analisar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática no processo formativo de futuros professores da Educação Infantil, no município de Irati/PR. A coleta de dados ocorreu em duas fases distintas: durante um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, ministrado pela pesquisadora para os 30 estudantes da disciplina; e durante o estágio de docência de uma estagiária da mesma turma do curso. Os instrumentos de coleta de dados incluíram roteiro de observações, diário de campo, questionários, entrevistas, gravações em vídeos, além das atividades desenvolvidas durante o curso e do planejamento da estagiária. Na etapa de análise dos dados, conduzida por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), foram identificadas e sistematizadas duas categorias principais: Conhecimentos matemáticos na Educação Infantil e Modelagem Matemática como prática pedagógica. A partir dessas categorias, compreendeu-se que a abordagem da Modelagem Matemática na formação inicial de professores para a Educação Infantil gerou modificações nos entendimentos dos participantes, promoveu reflexões relacionadas a essa vertente e proporcionou novos conhecimentos sobre o trabalho pertinente à Matemática com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Essa abordagem permitiu que os participantes ampliassem seus conhecimentos acerca de noções e conceitos matemáticos, bem como sobre a Modelagem Matemática como prática pedagógica na perspectiva da Educação Matemática. Destacou-se, assim, sua contribuição ao possibilitar que os futuros professores conhecessem alternativas de trabalho com as crianças, buscando o desenvolvimento integral a partir de conhecimentos prévios, interesses e curiosidades dos estudantes, permitindo que as crianças se tornassem protagonistas dos seus próprios conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, of a qualitative nature, had the general objective of analyzing the contributions of Mathematical Modeling in Mathematics Education in the training process of future Early Childhood Education teachers, in the city of Irati/PR. Data collection took place in two distinct phases: during a course on Mathematical Modeling in Mathematics Education, taught by the researcher to the 30 students in the discipline; and during the teaching internship of an intern from the same course class. The data collection instruments included an observation script, field diary, questionnaires, interviews, video recordings, in addition to the activities developed during the course and the intern's planning. In the data analysis stage, conducted through Discursive Textual Analysis (ATD), two main categories were identified and systematized: Mathematical knowledge in Early Childhood Education and Mathematical Modeling as a pedagogical practice. From these categories, it was understood that the Mathematical Modeling approach in the initial training of teachers for Early Childhood Education generated changes in the participants' understanding, promoted reflections related to this aspect and provided new knowledge about the work relevant to Mathematics with children aged 0 to 5 years and 11 months. This approach allowed participants to expand their knowledge about mathematical notions and concepts, as well as about Mathematical Modeling as a pedagogical practice from the perspective of Mathematics Education. Therefore, his contribution stood out in enabling future teachers to learn about alternative ways of working with children, seeking integral development based on the students’ prior knowledge, interests and curiosities, allowing children to become protagonists of their own knowledge.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleFormação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemáticapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples