Mostrar registro simples

dc.contributorFragoso, Patrícia Felippettopt_BR
dc.contributor.advisorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMedeiros, Bárbara Bianca Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:10:27Z
dc.date.available2024-08-08T17:10:27Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87707
dc.descriptionOrientador: Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 75-80pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e observar como acontece esse processo dentro de uma escola, no primeiro ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Curitiba. Destarte, em meio a muitos aspectos vinculados à infância, foi definido como tema principal de pesquisa a importância do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental, especificamente no primeiro ano do ensino fundamental e seus principais desafios, pois a atividade do brincar é considerada de grande importância para o desenvolvimento da criança. Como metodologia, buscou-se em um primeiro momento, um estudo histórico, realizado por meio de análises bibliográficas, sobre a criança e a infância, e a história do brincar e da brincadeira no decorrer da história. Em seguida, por meio de uma pesquisa de campo, foi feito uma análise sobre a criança e o brincar na escola após a transição da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Curitiba. As informações da pesquisa de campo, foram construídas por meio de entrevistas, e observações em uma sala de aula com crianças na faixa etária entre 5 e 7 anos do primeiro ano do ensino fundamental, com o propósito de apresentar como o brincar está sendo proporcionado no primeiro ano do ensino fundamental. Os resultados mostram maneiras diferentes de como toda criança vivencia o brincar na sua rotina escolar. Para as crianças, a hora do "recreio" é vivida como um momento mágico, pois sentem-se livres para criar e mostrar suas personalidades sem medo de errar. Porém, o que se percebe na turma de primeiro ano do ensino fundamental é que, a hora de brincar acaba sendo restrito, sendo vivenciado apenas na hora do recreio, ou em dias marcados, deixando de lado nas atividades curriculares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work aims to propose a reflection on the importance of playing for children 's development and to observe how this process happens inside a school, in the first year of elementary school of the Municipal Network of Curitiba. Thus, in the midst of many aspects related to childhood, the main theme of research was the importance of playing in the transition from early childhood education to primary education, specifically in the first year of elementary education and its main challenges, since the activity of play is considered of great importance for the development of the child. As a methodology, it was sought at first, through bibliographical analyzes, to carry out a historical study on children and childhood, and the history of play and play in the course of history. Then, through a field research, an analysis was made on the child and playing in the school after the transition from early childhood education to the first year of elementary school in a school in the Municipal Network of Curitiba. The field research information was constructed through interviews and observations in a classroom with children in the age group between 5 and 7 years of the first year of elementary school, in order to present how the play is being applied in the first year of elementary school. The results show different ways of how every child experiences playing in their school routine. For children, the "playtime" is experienced as a magical moment because they feel free to create and show their personalities without fear of making mistakes. However, what is perceived in the first year of elementary school is that the play time ends up being restricted, being experienced only at recess, or on marked days, leaving aside the curricular activities.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.titleA importância do brincar no desenvolvimento da criança em uma escola municipal de Curitiba : os desafios na transição da educação infantil para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples