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    O papel da ouvidoria no tratamento de denúncias de descumprimento ético em uma empresa paraestatal

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    R - E - FRANCINE TAINA COSTA DE OLIVEIRA.pdf (5.436Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Oliveira, Francine Taina Costa de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho refere-se aos resultados da pesquisa realizada sobre a Ouvidoria do Senac PR, que utilizou o método crítico dialético, que envolveu estudos aprofundados e a operacionalização do conhecimento teórico relacionado aos objetivos do estudo. A metodologia da pesquisa incluiu a análise de documentos e registros sobre a operacionalidade da Ouvidoria, o que a caracteriza como pesquisa documental. Além disso, a abordagem da pesquisa foi qualiquantitativa, buscando identificar o número de manifestações registradas pela Ouvidoria nos anos de 2018 a 2022 e analisar os fatores que influenciaram a importância do canal na Cultura Organizacional, especialmente no contexto da Governança Corporativa e Compliance. Os resultados da pesquisa mostraram que as manifestações classificadas como denúncias tiveram um crescimento significativo ao longo dos anos.Isso pode ser atribuído à maturidade do canal, ao sigilo e credibilidade alcançados na cultura organizacional, bem como ao avanço em diálogos sobre temas sensíveis, como o assédio. No entanto, alguns pontos a serem aprimorados foram identificados, como a necessidade de mitigação de riscos que levem a manifestações e o fortalecimento de políticas éticas na instituição. A análise das manifestações de descumprimento ético mostrou um aumento no número de registros no período avaliado. A Ouvidoria atua como um canal acolhedor para os manifestantes e tem um papel importante na identificação de problemas, permitindo que as denúncias sejam tratadas com seriedade. O setor de apuração desempenha um papel crucial nas organizações paraestatal, analisando minuciosamente as denúncias e reunindo evidências para avaliar sua procedência. Se confirmadas as irregularidades, são propostas ações corretivas e disciplinares de acordo com as políticas da organização. Em caso de falta de evidências, medidas são tomadas para proteger a reputação dos envolvidos e evitar injustiças. A pesquisa demonstrou a importância da Ouvidoria como um mecanismo fundamental para a promoção da ética e transparência na instituição, reforçando sua cultura e fortalecendo a confiança do público interno e externo. Além disso, apontou a necessidade de aprimoramentos para fortalecer ainda mais o papel da Ouvidoria na prevenção e tratamento de questões éticas na organização.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87511
    Collections
    • MBA em Governança Corporativa e Compliance [43]

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