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dc.contributor.advisorFofonca, Eduardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.creatorRibeiro, Tatianipt_BR
dc.date.accessioned2024-04-03T18:27:03Z
dc.date.available2024-04-03T18:27:03Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87240
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduardo Fofoncapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 05/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Teoria e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma leitura de natureza bibliográfica sobre a escuta docente, com enfoque especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, elencando as concepções pertinentes à pesquisa e delineando as experiências vividas, vivências individuais e coletivas observadas em pesquisas já publicadas, bem como em consonância aos aportes teóricos que se referem ao tema pesquisado. Dessa forma, foi possível observar como as práticas da escuta ativa podem contribuir para uma transformação social e educacional no âmbito escolar, envolvendo os atores para que, de maneira colaborativa, possam se ouvir e serem ouvidos. A pesquisa se fundamentou nos princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia de Paulo Freire (1996), em que o educador que escuta aprende a difícil lição de transformar o seu discurso, pois ensinar exige saber escutar. O método utilizado foi o bibliográfico, refletindo sobre as contribuições das narrativas docentes no contexto escolar. Durante a construção da pesquisa, observou-se que há um diálogo entre os pensamentos de Freire e Malaguzzi (2011), onde ambos, na concepção da escuta, enfatizam que o papel do professor é promover uma interação participativa e assumir a consciência de que a escola é frequentemente o lugar da pergunta e do ouvir. Também ressalta-se os estudos de Benjamin (1987), que afirma que o narrador retira da experiência o que ele conta. Essas experiências são as fontes originárias de todo narrador. Dessa forma, o aporte teórico discutiu as experiências vivenciadas pelos sujeitos e como estas se relacionam com diferentes momentos de suas vidas pessoais e de formação profissional. Destacou-se ainda as contribuições de Larrosa (2002), que enfatiza o poder das palavras, sua força e influência sobre os pensamentos. Todos esses autores citados desempenharam um papel importante na construção desta pesquisa, que abordou a relevância da escuta docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation is part of the research line Theory and Teaching Practices in Basic Education within the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná. The aim of this research was to conduct a bibliographic review of published works on teacher listening in the early years, identifying relevant conceptual frameworks for the study and outlining the lived experiences, individual and collective experiences observed in previously published research, as well as in line with theoretical contributions that refer to the researched topic. Through this process, it was possible to observe how practices of active listening can contribute to social and educational transformation within the school context, involving stakeholders in a collaborative manner, allowing them to both listen and be heard. The research was grounded in the theoretical and methodological principles of Paulo Freire's pedagogy (1996), where the educator who listens learns the challenging lesson of transforming their discourse, as teaching requires knowing how to listen. The methodology employed was bibliographic, reflecting on the contributions of teacher narratives within the school context. During the research construction, a dialogue with Freirean ideas was observed. Malaguzzi (2011), in his conception of listening, emphasizes that the teacher's role is to promote participative interaction and assume the awareness that school is often a place of questioning and listening. Benjamin's studies (1987) were also highlighted, asserting that the narrator draws from the experience what they recount. These experiences are the originating sources of every narrator's story. Thus, the theoretical framework discussed the experiences lived by individuals and how they relate to different moments in their personal lives and professional development. The contributions of Larrosa (2002) were also underscored, emphasizing the power of words, their strength, and influence over thoughts. All the aforementioned authors played a significant role in the construction of this research, which addressed the relevance of teacher listening in the early years.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNarrativa (Retorica)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA pedagogia da escuta como prática educativa na educação básica : elementos revelados em pesquisas brasileiras sobre a escola públicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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