Abordagens plurilíngues na formação permanente (continuada) de professores de português da educação básica pública no Brasil : uma proposta de pesquisa-ação-formação
Resumo
Resumo: Neste trabalho expõem-se os resultados e as reflexões geradas com base numa proposta de uma (trans)Formação Permanente (Continuada) para Professores de Língua Portuguesa da Educação Básica pública brasileira, cujo objetivo foi evidenciar como a Didática do Plurilinguismo, ligada a uma vertente para o ensino-aprendizagem de línguas com uma visão pluricêntrica (CANDELIER; CASTELLOTTI, 2005; ANDRADE; ARAÚJO E SÁ, 2012, entre outros), pode contribuir para melhores práticas pedagógicas, numa perspectiva de Educação para a democracia linguística (FREIRE, [1968] 2019; DE MAURO, 2018). Em um contexto plurilíngue que cada vez mais cerca a sociedade, os conhecimentos linguísticos, socioculturais, pragmáticos, discursivos e políticos (FARACO, 2008, 2016, 2020, 2022, 2023; BAGNO, 2005, 2019, 2020, 2023; ANTUNES 2014, 2017, 2019; GERALDI 1984, 2020, entre outros) são necessários e acendem o debate acadêmico-científico em torno deles, sobretudo com base nas experiências dos professores que estão em (trans)Formação Permanente (Continuada). A Formação contou com a participação efetiva de 10 professores e permitiu angariar material para analisar a apropriação de uma perspectiva plural por parte dos professores participantes e (re)pensar as práticas de ensino-aprendizagem. A Formação foi organizada com base em uma abordagem Freireana e em uma metodologia de pesquisa-ação-formação (BEAUMONT; MOORE, 2020; LAFORTUNE, 2006; PRUD'HOMME; GUAY, 2011; THIOLLENT, 2004; CHARLIER; DAELE; DESCHRYVER, 2002; PAILLÉ, 1994, entre outros), na qual o conhecimento foi construído de forma colaborativa e com ênfase para a formação de todos os atores envolvidos na pesquisa. A formação foi organizada em cinco blocos teórico-práticos, respeitando os pressupostos da pesquisa-ação-formação. Ao longo da formação foram utilizados instrumentos para a geração dos dados que compuseram a Biografia Linguística dos participantes. Essas Biografias foram analisadas, resultando no desenvolvimento de competências plurilíngues e interculturais dos participantes. Espera-se, então, que, com base nas análises e debates dos resultados apresentados, este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas plurilíngues e investigativas que permitam ao professor atuar, numa lógica transformativa e emancipadora, nos seus contextos de trabalho, promovendo, assim, uma Educação Linguística. Abstract: This work presents the results and reflections generated based on a proposal for a Permanent (Continued) Training for Portuguese Language Teachers in Brazilian public Basic Education, whose objective was to highlight how the Didactics of Plurilingualism, linked to a strand for language teaching-learning with a pluricentric vision (CANDELIER; CASTELLOTTI, 2005; ANDRADE; ARAÚJO E SÁ, 2012, among others), it can contribute to better pedagogical practices, from a perspective of Education for linguistic democracy (FREIRE, [1968] 2019; DE MAURO, 2018). In a plurilingual context that increasingly surrounds society, linguistic, sociocultural, pragmatic, discursive and political knowledge (FARACO, 2008, 2016, 2020, 2022, 2023; BAGNO, 2005, 2019, 2020, 2023; ANTUNES 2014, 2017 , 2019; GERALDI 1984, 2020, among others) are necessary and spark the academic-scientific debate around them, especially based on the experiences of teachers who are in Permanent (Continued) Training. The training had the effective participation of 10 teachers and allowed collecting material to analyze the appropriation of a plural perspective by the participating teachers and (re)think teaching-learning practices. The Training was organized based on a Freirean approach and a research-action-training methodology (BEAUMONT; MOORE, 2020; LAFORTUNE, 2006; PRUD'HOMME; GUAY, 2011; THIOLLENT, 2004; CHARLIER; DAELE; DESCHRYVER, 2002 ; PAILLÉ, 1994, among others), in which knowledge was constructed collaboratively and with an emphasis on the training of all actors involved in the research. The training was organized into five theoretical-practical blocks, respecting the assumptions of research-action-training. Throughout the training, instruments were used to generate the data that made up the Linguistic Biography of the participants. These Biographies were analyzed, resulting in the development of participants' plurilingual and intercultural skills. It is expected, then, that, based on the analyzes and debates of the results presented, this work can contribute to the development of plurilingual and investigative pedagogical-didactic skills that allow the teacher to act, in a transformative and emancipatory logic, in their work contexts, thus promoting Linguistic Education.
Collections
- Teses [225]