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dc.contributor.advisorKalinke, Marco Auréliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorBalbino, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T11:17:45Z
dc.date.available2024-03-06T11:17:45Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86923
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinkept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presença de Tecnologias Digitais na sociedade promove mudanças de comunicação e de informação nos mais diferentes âmbitos. Essas mudanças podem ser percebidas nas formas com que as pessoas se relacionam e aprendem. O uso de Tecnologias Digitais na Educação apresenta-se como uma alternativa de ensinar e para aprender, podendo contribuir com esses processos e propiciar a construção coletiva do conhecimento. Diante da disponibilidade de diferentes plataformas voltadas para o âmbito educacional, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma proposta para a concepção de interfaces para plataformas assistidas por Inteligência Artificial que fazem uso de programação intuitiva, para construção de Objetos de Aprendizagem de Matemática. A proposta para a concepção dessas interfaces foi fundamentada no Design de Interação e na Ergonomia, contemplando as metas de usabilidade e as metas da experiência do usuário. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com incorporação dos princípios da Pesquisa em Design Educacional, segundo a qual devem ser desenvolvidas as fases preliminar, de prototipagem e avaliação. Esta pesquisa é parte de um macroprojeto em desenvolvimento por uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes de pósgraduação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A fundamentação para a concepção dessas interfaces teve por objetivo favorecer a interatividade do usuário com esse tipo de plataforma. A partir dos estudos teóricos e da observação de diferentes plataformas para a construção de Objetos de Aprendizagem, foram propostos oito critérios ergonômicos, tais como Flexibilidade Adaptativa e Gestão de Erros integrada, que podem ser implementados em interfaces de plataformas com programação intuitiva e assistidas por Inteligência Artificial, com a mesma finalidade. Para o desenvolvimento da proposta de concepção de interface para essas plataformas, esses critérios foram verificados na GenIA, que é uma plataforma com essas características. Com base nesse percurso metodológico, foi apresentado um protótipo para a concepção da interface da GenIA. Foi possível propor soluções de usabilidade para interfaces de plataformas educacionais de Matemática, assistidas por Inteligência Artificial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The presence of Digital Technologies in society promotes changes in communication and information in the most different areas. These changes can be seen in the ways in which people relate and learn. The use of Digital Technologies in Education presents itself as an alternative for teaching and learning, which can contribute to these processes and promote the collective construction of knowledge. Given the availability of different platforms aimed at the educational sphere, the objective of this research is to develop a proposal for the design of interfaces for platforms assisted by Artificial Intelligence that make use of intuitive programming, for the construction of Mathematics Learning Objects. The proposal for the design of these interfaces was based on Interaction Design and Ergonomics, considering usability goals and user experience goals. The methodology adopted was a qualitative approach, incorporating the principles of Educational Design Research, according to which the preliminary, prototyping and evaluation phases must be developed. This research is part of a macro project being developed by a multidisciplinary team, formed by postgraduate students from the Federal University of Paraná and the Federal Technological University of Paraná. The rationale for the design of these interfaces aimed to encourage user interactivity with this type of platform. Based on theoretical studies and observation of different platforms for the construction of Learning Objects, eight ergonomic criteria were proposed, such as Adaptive Flexibility and integrated Error Management, which can be implemented in platform interfaces with intuitive programming and assisted by Intelligence Artificial, with the same purpose. To develop the interface design proposal for these platforms, these criteria were verified in GenIA, which is a platform with these characteristics. Based on this methodological path, a prototype was presented for the design of the GenIA interface. It was possible to propose usability solutions for interfaces of educational Mathematics platforms, assisted by Artificial Intelligence.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligencia artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleUma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificialpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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