Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrmeño, Gabriela Reyespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRosa, Juliana Maria dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:50:06Z
dc.date.available2024-08-08T18:50:06Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86791
dc.descriptionOrientador: Prof.a.Dr.a Gabriela Reyes Ormenopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 39-41pt_BR
dc.description.abstractResumo : A educação tem um papel no processo na formação humana, já a escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo, contribui para formação do caráter, valores e virtudes e princípios morais é nela que se obtém conhecimentos que podem ser aplicados de uma maneira eficaz a sociedade e que produzam um bem para todos. Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que contribuíram para mulheres negras privadas de liberdade evadir da escola. Para isto foram selecionadas 10 mulheres que se encontram em regime fechado com idade média de 32,8 anos sendo o desvio padrão da idade de 8,2 anos, sendo a média ponderada de 24 anos, a pesquisa foi realizada na CPHSPG (Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza), onde através da heteroidentificação, houve a seleção destas mulheres, a pesquisa teve que ser realizada pelos agentes penitenciários devido aos contratempos e burocracia do sistema. foram aplicados questionários com 22 perguntas, sendo entrevistas semiestruturadas abordando a trajetória escolar e social, assim como questões sobre a vulnerabilidade e aspectos socioeconômico. foram identificados em todas as 10 entrevistadas que todas, frequentaram a escola e que todas conseguem assimilar a importância da educação, para um futuro melhor e que em quase 100% dos casos a evasão destas mulheres deve se a problemas familiares e a necessidade de cuidar da família, seja dos filhos ou entes queridos, demonstrando que a decisão de abandonar a escola, está diretamente relacionado ao próprio papel da mulher na sociedade atual, onde a educação deixa de ser a prioridade, para que estas mulheres continuem a ser subjugadas, onde acabam desempenhando um papel composto por diversas cargas emocionais, onde enfrentam a vulnerabilidade e fragilidade do ambiente que pertencem, tendo que assumir suas identidades como mulheres negras, assalariadas e como responsáveis pelo cuidado da família. Outro fator identificado foi que 90% das entrevistadas estão encarceradas devido a problemas com drogas ou tráfico de drogas, sendo este tema quase sempre relacionado a vulnerabilidade social destas mulheres, outro fator a ser observado é que estas mulheres ainda que encarceradas ainda buscam na Educação uma forma de fugirem da realidade pesada do cárcere. Após se tornarem adultas e serem privadas da sua própria liberdade, tomaram ciência de que a Educação apesar de ter falhado com elas em algum momento de sua infância, é de suma importância para que haja possibilidades de seguirem outros caminhos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNegras - Brasilpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleTrajetórias educacionais de mulheres negras privadas de liberdade.pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples