• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Trajetórias educacionais de mulheres negras privadas de liberdade.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JULIANA MARIA DA ROSA.pdf (1.413Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Rosa, Juliana Maria da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A educação tem um papel no processo na formação humana, já a escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo, contribui para formação do caráter, valores e virtudes e princípios morais é nela que se obtém conhecimentos que podem ser aplicados de uma maneira eficaz a sociedade e que produzam um bem para todos. Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que contribuíram para mulheres negras privadas de liberdade evadir da escola. Para isto foram selecionadas 10 mulheres que se encontram em regime fechado com idade média de 32,8 anos sendo o desvio padrão da idade de 8,2 anos, sendo a média ponderada de 24 anos, a pesquisa foi realizada na CPHSPG (Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza), onde através da heteroidentificação, houve a seleção destas mulheres, a pesquisa teve que ser realizada pelos agentes penitenciários devido aos contratempos e burocracia do sistema. foram aplicados questionários com 22 perguntas, sendo entrevistas semiestruturadas abordando a trajetória escolar e social, assim como questões sobre a vulnerabilidade e aspectos socioeconômico. foram identificados em todas as 10 entrevistadas que todas, frequentaram a escola e que todas conseguem assimilar a importância da educação, para um futuro melhor e que em quase 100% dos casos a evasão destas mulheres deve se a problemas familiares e a necessidade de cuidar da família, seja dos filhos ou entes queridos, demonstrando que a decisão de abandonar a escola, está diretamente relacionado ao próprio papel da mulher na sociedade atual, onde a educação deixa de ser a prioridade, para que estas mulheres continuem a ser subjugadas, onde acabam desempenhando um papel composto por diversas cargas emocionais, onde enfrentam a vulnerabilidade e fragilidade do ambiente que pertencem, tendo que assumir suas identidades como mulheres negras, assalariadas e como responsáveis pelo cuidado da família. Outro fator identificado foi que 90% das entrevistadas estão encarceradas devido a problemas com drogas ou tráfico de drogas, sendo este tema quase sempre relacionado a vulnerabilidade social destas mulheres, outro fator a ser observado é que estas mulheres ainda que encarceradas ainda buscam na Educação uma forma de fugirem da realidade pesada do cárcere. Após se tornarem adultas e serem privadas da sua própria liberdade, tomaram ciência de que a Educação apesar de ter falhado com elas em algum momento de sua infância, é de suma importância para que haja possibilidades de seguirem outros caminhos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86791
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV