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dc.contributor.advisorFaxina, Elson, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorSilva, Luiz Gustavo Barros dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T14:07:35Z
dc.date.available2024-02-28T14:07:35Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86762
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Elson Faxinapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Filmadora Sony DCR-VX1000 é uma das câmeras que mais gravaram filmes e vídeos icônicos e históricos no universo do skate e mesmo após 16 anos do fim de sua fabricação ainda é a câmera mais admirada por grande parte dos skatistas. A estrutura da VX é ideal para filmar skate e o seu uso criou diversas culturas e histórias dentro da cena audiovisual skatista. Em função disso, o objetivo deste estudo é analisar a influência dessas câmeras no imaginário de produtores de vídeos de skate e, consequentemente, skatistas. As metodologias utilizadas nesta dissertação foram: estudos de estéticas, entrevistas com ‘VXmakers’ e análises culturais, tomando como base autores como Giuslaine Dias, Henri Lefebvre e Umberto Eco. Entre os resultados colhidos estão o levantamento dos aspectos favoritos das filmadoras para os makers; a identificação da existência de um culto a essa câmera e também uma admiração a sua história; e a associação das câmeras HD’s à praticidadept_BR
dc.description.abstractAbstract : The Sony DCR-VX1000 Camcorder is one of the cameras that recorded the most iconic and historic films and videos in the world of skateboarding and even 16 years after its production ended, it is still the camera most admired by most skateboarders. The VX structure is ideal for filming skateboarding and its use has created diverse cultures and stories within the skateboarding audiovisual scene. Therefore, the objective of this study is to analyze the influence of these cameras on the imagination of skateboard video producers and, consequently, skateboarders. The methodologies used in this dissertation were: aesthetic studies, interviews with ‘VXmakers’ and cultural analyses, based on authors such as Giuslaine Dias, Henri Lefebvre and Umberto Eco. Among the results collected are the survey of the favorite aspects of camcorders for makers; the identification of the existence of a cult for this camera and also an admiration for its history; and the association of HD cameras with practicalitypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSkate (Esporte)pt_BR
dc.subjectCâmeras de vídeopt_BR
dc.subjectFilmes esportivospt_BR
dc.titleA influência das filmadoras VX no imaginário skatistapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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