dc.contributor | Santos, Raquel Helena dos | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Chaves Junior, Sérgio Roberto, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Laskavski, Lais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:02:37Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:02:37Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86746 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 51-53 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho busca, por meio de pesquisa de campo, compreender o que é Currículo e escola e como ambos se articulam dentro das instituições. Para isso, escolhemos uma disciplina que compõe a obrigatoriedade de ensino, a Educação Física. Observamos por quatro semanas como é colocado em prática o Currículo da disciplina citada em escola municipal da rede de Curitiba, além de analisarmos esse documento que baseia a prática do professor de Educação Física. Utilizamos tanto o documento atual, de 2016, como o anterior a este, de 2006. A metodologia da pesquisa de campo caracteriza-se como do tipo participante observador, realizando os registros após as observações e complementando este trabalho uma entrevista semiestruturada, que nos permitiu juntamente com leituras específicas da área, fazermos uma análise da teoria com a prática. Como resultado desta pesquisa e análise, notamos questões que melhoraram o documento com relação ao que estava em vigência, bem como questões a se pensar, o que reflete no desenvolvimento do trabalho dos professores e seus planejamentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação fisica - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas e saberes na educação física a partir da análise curricular nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |