Práticas e saberes na educação física a partir da análise curricular nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo : O presente trabalho busca, por meio de pesquisa de campo, compreender o que é Currículo e escola e como ambos se articulam dentro das instituições. Para isso, escolhemos uma disciplina que compõe a obrigatoriedade de ensino, a Educação Física. Observamos por quatro semanas como é colocado em prática o Currículo da disciplina citada em escola municipal da rede de Curitiba, além de analisarmos esse documento que baseia a prática do professor de Educação Física. Utilizamos tanto o documento atual, de 2016, como o anterior a este, de 2006. A metodologia da pesquisa de campo caracteriza-se como do tipo participante observador, realizando os registros após as observações e complementando este trabalho uma entrevista semiestruturada, que nos permitiu juntamente com leituras específicas da área, fazermos uma análise da teoria com a prática. Como resultado desta pesquisa e análise, notamos questões que melhoraram o documento com relação ao que estava em vigência, bem como questões a se pensar, o que reflete no desenvolvimento do trabalho dos professores e seus planejamentos.
Collections
- Pedagogia [622]