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dc.contributor.advisorOrmeño, Gabriela Reyespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGonçalves, Marlene Kesslerpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:48:51Z
dc.date.available2024-08-08T15:48:51Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86743
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Gabriela Reyes Ormenopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 29-30pt_BR
dc.description.abstractResumo : As famílias têm dificuldade em entender que a punição corporal é uma prática que não deveria mais ser usada, provavelmente porque ao longo da humanidade o castigo físico foi visto com naturalidade e encarado como fator cultural e direito dos pais para educar seus filhos. Com a carência de recursos e vida estressante os pais ou responsáveis tem uma capacidade limitada para uma prática parental adequada. A presente pesquisa buscou saber qual a concepção de pais ou responsáveis sobre a punição corporal, bem como suas experiências da família de origem influenciam na forma de educar suas crianças. Para este trabalho foram feitas entrevistas com onze cuidadoras que têm crianças no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, de um bairro com vulnerabilidade social de Curitiba, PR. A partir de uma entrevista semiestruturada buscou-se levantar dados socioeconômicos, dados da infância das participantes e qual o meio que utilizam para educar/disciplinar seus filhos. Conclui-se que é de suma importância ter uma rede de apoio e formação constante para a mudança de comportamento dos pais para uma adequada disciplina, para que vejam na criança um sujeito de direitos em formação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Families have difficulty understanding that corporal punishment is a practice that should no longer been used, probably because in all humankind physical punishment was seen naturally and viewed as a cultural factor and right of parents to educate their children. With the lack of resources and stressful life, the parents or guardians have a limited capacity for an adequate parental practice. The present research sought to know the conception of parents or guardians about corporal punishment, as well as their experiences of the family of origin influence in the way of educating their children. For this study, interviews were conducted with eleven caregivers who have children at the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), in a neighborhood with social vulnerability in Curitiba, PR. From a semi- structured interview, we sought to collect socioeconomic data, data about the children of the participants, and the means they use to educate their children. It is conclude that it is extremely important to have a constant support and training network to change the behavior of parents to an adequate discipline, so that they see in the child a subject of rights in formation.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPais e filhos (Direito)pt_BR
dc.subjectCastigos corporaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectComportamento humano - Psicologiapt_BR
dc.titleConcepções de pais e cuidadores de crianças pré-escolares sobre a utilização da punição corporalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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