• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Concepções de pais e cuidadores de crianças pré-escolares sobre a utilização da punição corporal

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MARLENE KESSLER GONCALVES.pdf (1.352Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Gonçalves, Marlene Kessler
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : As famílias têm dificuldade em entender que a punição corporal é uma prática que não deveria mais ser usada, provavelmente porque ao longo da humanidade o castigo físico foi visto com naturalidade e encarado como fator cultural e direito dos pais para educar seus filhos. Com a carência de recursos e vida estressante os pais ou responsáveis tem uma capacidade limitada para uma prática parental adequada. A presente pesquisa buscou saber qual a concepção de pais ou responsáveis sobre a punição corporal, bem como suas experiências da família de origem influenciam na forma de educar suas crianças. Para este trabalho foram feitas entrevistas com onze cuidadoras que têm crianças no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, de um bairro com vulnerabilidade social de Curitiba, PR. A partir de uma entrevista semiestruturada buscou-se levantar dados socioeconômicos, dados da infância das participantes e qual o meio que utilizam para educar/disciplinar seus filhos. Conclui-se que é de suma importância ter uma rede de apoio e formação constante para a mudança de comportamento dos pais para uma adequada disciplina, para que vejam na criança um sujeito de direitos em formação.
     
    Abstract : Families have difficulty understanding that corporal punishment is a practice that should no longer been used, probably because in all humankind physical punishment was seen naturally and viewed as a cultural factor and right of parents to educate their children. With the lack of resources and stressful life, the parents or guardians have a limited capacity for an adequate parental practice. The present research sought to know the conception of parents or guardians about corporal punishment, as well as their experiences of the family of origin influence in the way of educating their children. For this study, interviews were conducted with eleven caregivers who have children at the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), in a neighborhood with social vulnerability in Curitiba, PR. From a semi- structured interview, we sought to collect socioeconomic data, data about the children of the participants, and the means they use to educate their children. It is conclude that it is extremely important to have a constant support and training network to change the behavior of parents to an adequate discipline, so that they see in the child a subject of rights in formation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86743
    Collections
    • Pedagogia [626]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV