Mostrar registro simples

dc.contributorMachado, Fabiana Nunes Pereirapt_BR
dc.contributor.advisorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorOliveira, Estela Maria Wille dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T19:06:54Z
dc.date.available2024-02-27T19:06:54Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86733
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Roberlayne de Oliveira Borges Roballo.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 52-56pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão a respeito da importância dos planejamentos, dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, na disciplina de Educação Física, no primeiro ano do Ensino Fundamental. Como metodologia buscou-se no primeiro momento realizar um estudo histórico, por meio de análises bibliográficas, sobre a criança e a infância. Posteriormente, foi acentuado o plano curricular da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, com seus objetivos e critérios de ensino aprendizagem, juntamente com o mapa curricular. As informações da pesquisa de campo foram construídas por meio de entrevistas, observações, e de recolhimento dos planos de aula dos professores, em duas escolas em regiões periféricas no município de Curitiba. Os resultados apontam maneiras diferentes de utilizar o plano curricular da Rede Municipal de Ensino, no dia a dia escolar, e diferença nos planos de aula dos professores no primeiro ano do Ensino Fundamental, levando em consideração o contexto em que cada escola está inserida, e a realidade de cada uma.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This present work aims to propose a reflection about the importance of the plans, the teachers of the Municipal Education Network of Curitiba, in the discipline of Physical Education, the first year of Elementary School. As a methodology, it was sought in the first moment to carry out a historical study, through bibliographic analyzes, on the child and childhood. Subsequently, the Curricular Plan of the Municipal Education Network of Curitiba was emphasized, with its objectives and teaching learning criteria, along with the curricular map. The information from the field research was constructed through interviews, observations, and recollection of teachers' lesson plans in two schools in outlying regions of the city of Curitiba. The results show different ways of using the curricular plan of the Municipal School Network, in the day to day school, and in the lesson plans carried out by the teachers in the first year of Elementary School, taking into account the context in which each school is inserted, and the reality of each.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação fisica - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectProfessores - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Currículospt_BR
dc.titleA disciplina de educação física no primeiro ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Curitiba : um estudo sobre o planejamento dos professores e professoraspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples