A disciplina de educação física no primeiro ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Curitiba : um estudo sobre o planejamento dos professores e professoras
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão a respeito da importância dos planejamentos, dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, na disciplina de Educação Física, no primeiro ano do Ensino Fundamental. Como metodologia buscou-se no primeiro momento realizar um estudo histórico, por meio de análises bibliográficas, sobre a criança e a infância. Posteriormente, foi acentuado o plano curricular da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, com seus objetivos e critérios de ensino aprendizagem, juntamente com o mapa curricular. As informações da pesquisa de campo foram construídas por meio de entrevistas, observações, e de recolhimento dos planos de aula dos professores, em duas escolas em regiões periféricas no município de Curitiba. Os resultados apontam maneiras diferentes de utilizar o plano curricular da Rede Municipal de Ensino, no dia a dia escolar, e diferença nos planos de aula dos professores no primeiro ano do Ensino Fundamental, levando em consideração o contexto em que cada escola está inserida, e a realidade de cada uma. Abstract : This present work aims to propose a reflection about the importance of the plans, the teachers of the Municipal Education Network of Curitiba, in the discipline of Physical Education, the first year of Elementary School. As a methodology, it was sought in the first moment to carry out a historical study, through bibliographic analyzes, on the child and childhood. Subsequently, the Curricular Plan of the Municipal Education Network of Curitiba was emphasized, with its objectives and teaching learning criteria, along with the curricular map. The information from the field research was constructed through interviews, observations, and recollection of teachers' lesson plans in two schools in outlying regions of the city of Curitiba. The results show different ways of using the curricular plan of the Municipal School Network, in the day to day school, and in the lesson plans carried out by the teachers in the first year of Elementary School, taking into account the context in which each school is inserted, and the reality of each.
Collections
- Pedagogia [410]