Espelhos digitais : a experiência da selfie, suas narrativas e a formação de identidade
Resumo
Resumo : O presente trabalho busca compreender a complexidade da prática contemporânea das selfies, examinando sua ascensão como uma expressão visual onipresente e influente na cultura contemporânea. Para isso, foi estudado a selfie como um reflexo das transformações sociais e tecnológicas, onde o trabalho explorou seu papel como um "espelho digital" na construção da identidade pessoal, além de enfatizar a interseção entre a cultura visual, a tecnologia e as questões de gênero ao analisar como as redes sociais moldam a identidade feminina e como os filtros afetam a autenticidade das narrativas visuais. Além disso, aborda-se o impacto das selfies na desvalorização da fotografia profissional, destacando a importância da autenticidade e da comunicação de histórias únicas. A estratégia metodológica é composta pela revisão de literatura e a pesquisa de caráter quantitativo, a fim de compreender de forma prática as implicações do uso excessivo das selfies, os filtros de edição e o impacto no ramo da fotografia profissional. Por fim, conclui-se a urgência de promover o autoconhecimento individual e coletivo em relação ao impacto das selfies e implementação de estratégias para os fotógrafos se destacarem nessa nova era Abstract : The present work seeks to understand the complexity of contemporary selfie practice, examining its rise as a ubiquitous and influential visual expression in contemporary culture. To do so, the selfie is studied as a reflection of social and technological transformations, with the work exploring its role as a "digital mirror" in the construction of personal identity. It emphasizes the intersection between visual culture, technology, and gender issues by analyzing how social networks shape female identity and how filters affect the authenticity of visual narratives. Additionally, the impact of selfies on the devaluation of professional photography is addressed, highlighting the importance of authenticity and the communication of unique stories. The methodological strategy consists of literature review and quantitative research to practically understand the implications of excessive selfie use, editing filters, and their impact on the professional photography field. Finally, the work concludes by stressing the urgency of promoting individual and collective self-awareness regarding the impact of selfies and implementing strategies for photographers to stand out in the era of selfies
Collections
- Publicidade e Propaganda [227]