dc.contributor | Frasquetti, Carolina Maximiano Tamião | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Chaves Junior, Sérgio Roberto, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Babio, Anne Caroline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:08:10Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:08:10Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86707 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 54-55 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da Educação Física/Linguagem Movimento na Educação Infantil, em especial as possibilidades que essa dimensão da educação traz para o desenvolvimento integral das crianças nesse nível de ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa procurando analisar documentos que norteiam a Educação Infantil e a Linguagem Movimento, tanto no âmbito nacional, por meio da Lei de Diretrizes e Bases (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010, 2012, 2013 e 2018), além dos documentos do âmbito do município de Curitiba, como o Caderno Movimento (2009) e o Caderno de Princípios e Fundamentos da Educação Infantil (2016). Realizamos também uma revisão de literatura a fim de apresentar a dimensão da Educação Física como Linguagem Movimento na Educação Infantil. Além disso, o trabalho procura apresentar algumas formas de se trabalhar a Educação Física com a Educação Infantil, tendo em vista as aulas observadas e a forma como a professora realiza suas aulas, em uma escola da rede pública de Curitiba. A partir de uma entrevista realizada com a professora responsável pela aula de Movimento, conseguimos nos aprofundar mais no tema abordado, entendendo o processo de elaboração e desenvolvimento das aulas e os planejamentos feitos por ela, dando centralidade aos interesses e particularidades das crianças na escolha e abordagem de temas relacionados aos seus cotidianos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação fisica - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal em crianças | pt_BR |
dc.title | A importância da educação física/linguagem movimento na educação infantil : olhares a partir das experiências em uma escola municipal de Curitiba-PR | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |