• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da educação física/linguagem movimento na educação infantil : olhares a partir das experiências em uma escola municipal de Curitiba-PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANNE CAROLINE BABIO.pdf (2.193Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Babio, Anne Caroline
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da Educação Física/Linguagem Movimento na Educação Infantil, em especial as possibilidades que essa dimensão da educação traz para o desenvolvimento integral das crianças nesse nível de ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa procurando analisar documentos que norteiam a Educação Infantil e a Linguagem Movimento, tanto no âmbito nacional, por meio da Lei de Diretrizes e Bases (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010, 2012, 2013 e 2018), além dos documentos do âmbito do município de Curitiba, como o Caderno Movimento (2009) e o Caderno de Princípios e Fundamentos da Educação Infantil (2016). Realizamos também uma revisão de literatura a fim de apresentar a dimensão da Educação Física como Linguagem Movimento na Educação Infantil. Além disso, o trabalho procura apresentar algumas formas de se trabalhar a Educação Física com a Educação Infantil, tendo em vista as aulas observadas e a forma como a professora realiza suas aulas, em uma escola da rede pública de Curitiba. A partir de uma entrevista realizada com a professora responsável pela aula de Movimento, conseguimos nos aprofundar mais no tema abordado, entendendo o processo de elaboração e desenvolvimento das aulas e os planejamentos feitos por ela, dando centralidade aos interesses e particularidades das crianças na escolha e abordagem de temas relacionados aos seus cotidianos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86707
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV