A importância da educação física/linguagem movimento na educação infantil : olhares a partir das experiências em uma escola municipal de Curitiba-PR
Resumo
Resumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da Educação Física/Linguagem Movimento na Educação Infantil, em especial as possibilidades que essa dimensão da educação traz para o desenvolvimento integral das crianças nesse nível de ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa procurando analisar documentos que norteiam a Educação Infantil e a Linguagem Movimento, tanto no âmbito nacional, por meio da Lei de Diretrizes e Bases (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010, 2012, 2013 e 2018), além dos documentos do âmbito do município de Curitiba, como o Caderno Movimento (2009) e o Caderno de Princípios e Fundamentos da Educação Infantil (2016). Realizamos também uma revisão de literatura a fim de apresentar a dimensão da Educação Física como Linguagem Movimento na Educação Infantil. Além disso, o trabalho procura apresentar algumas formas de se trabalhar a Educação Física com a Educação Infantil, tendo em vista as aulas observadas e a forma como a professora realiza suas aulas, em uma escola da rede pública de Curitiba. A partir de uma entrevista realizada com a professora responsável pela aula de Movimento, conseguimos nos aprofundar mais no tema abordado, entendendo o processo de elaboração e desenvolvimento das aulas e os planejamentos feitos por ela, dando centralidade aos interesses e particularidades das crianças na escolha e abordagem de temas relacionados aos seus cotidianos.
Collections
- Pedagogia [622]