Mostrar registro simples

dc.contributorSilva, Mayra Laysa Albuquerquept_BR
dc.contributor.advisorAgranionih, Neila Tonin, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorValle, Ana Paula dopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:11:26Z
dc.date.available2024-08-08T18:11:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86697
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Neila Tonin Agranionihpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 41-43pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho refere-se à identificação de aspectos de Numeramento em uma turma de 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Curitiba. A metodologia da pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito de diversos conceitos relacionados às habilidades matemáticas que devem ser aprendidas nesta etapa de ensino. Encontramos na bibliografia pesquisada os seguintes termos: alfabetização matemática, letramento matemático, alfabetismo matemático, Numeramento e numeralização. A partir de estudos realizados nesta etapa da realização do trabalho, escolhemos o termo Numeramento, uma vez que este melhor se adequava à abordagem que gostaríamos de dar à pesquisa. A partir disso, aprofundamos nossos estudos a respeito deste termo e elaboramos uma entrevista semiestruturada que foi aplicada com crianças de um terceiro ano do Ensino Fundamental. Por fim, analisamos os dados das entrevistas a fim de observar características de Numeramento já estudados anteriormente, presentes nas falas das crianças através do seu processo de ensino-aprendizagem, e constatamos em seus discursos, aspectos que denotam a presença do Numeramento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper refers to the identification of some aspects of Numeracy in a group of students of the third grade of a public Elementary School, located in Curitiba. The methodology of this research consisted in a bibliographical study about several conceptions related to mathematical abilities that may be learned at this level of education. We have found, at the bibliography, the following terms: Mathematical Literacy, Numeracy and Numeralization. From this moment on, we have chosen the term Numeracy because it was the most appropriated one when it comes to the subject of our research. Then, we have deepened our studying related to this concept and also elaborated an enterview wich was applied to twelve children of a third grade class of Elementary School. Finally, we have analyzed the enterview data in order to observe the aspects of Numeracy we had studied beforely, wich were present at children's speeches.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleO que dizem os números? : leituras e interpretações de crianças de um terceiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples