• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O que dizem os números? : leituras e interpretações de crianças de um terceiro ano do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANA PAULA DO VALLE.pdf (1016.Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Valle, Ana Paula do
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho refere-se à identificação de aspectos de Numeramento em uma turma de 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Curitiba. A metodologia da pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito de diversos conceitos relacionados às habilidades matemáticas que devem ser aprendidas nesta etapa de ensino. Encontramos na bibliografia pesquisada os seguintes termos: alfabetização matemática, letramento matemático, alfabetismo matemático, Numeramento e numeralização. A partir de estudos realizados nesta etapa da realização do trabalho, escolhemos o termo Numeramento, uma vez que este melhor se adequava à abordagem que gostaríamos de dar à pesquisa. A partir disso, aprofundamos nossos estudos a respeito deste termo e elaboramos uma entrevista semiestruturada que foi aplicada com crianças de um terceiro ano do Ensino Fundamental. Por fim, analisamos os dados das entrevistas a fim de observar características de Numeramento já estudados anteriormente, presentes nas falas das crianças através do seu processo de ensino-aprendizagem, e constatamos em seus discursos, aspectos que denotam a presença do Numeramento.
     
    Abstract : This paper refers to the identification of some aspects of Numeracy in a group of students of the third grade of a public Elementary School, located in Curitiba. The methodology of this research consisted in a bibliographical study about several conceptions related to mathematical abilities that may be learned at this level of education. We have found, at the bibliography, the following terms: Mathematical Literacy, Numeracy and Numeralization. From this moment on, we have chosen the term Numeracy because it was the most appropriated one when it comes to the subject of our research. Then, we have deepened our studying related to this concept and also elaborated an enterview wich was applied to twelve children of a third grade class of Elementary School. Finally, we have analyzed the enterview data in order to observe the aspects of Numeracy we had studied beforely, wich were present at children's speeches.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86697
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV