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dc.contributor.advisorPrando, Felipe Cardoso de Mello, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherBeccari, Marcos, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorLopes, Fernanda Sanchopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T18:32:16Z
dc.date.available2024-02-20T18:32:16Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86560
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Felipe Prandopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Marcos Beccaript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Compreendendo o design enquanto atividade discursiva que materializa, agencia e transforma discursos, esta pesquisa tem o objetivo de analisar, sob uma ótica foucaultiana, como o design veicula o discurso da pseudociência e da anticiência contemporânea. Em evidência atualmente, seja pelos terraplanistas, militantes antivacinas ou negacionistas climáticos, a pseudociência e a anticiência são um problema social atual cuja disseminação de desinformação constitui grave obstáculo ao pensar científico. A pesquisa propõe um a análise qualitativa e de caráter exploratório de três objetos que transmitem esses discursos: o documentário sobre terraplanismo Behind The Curve; o primeiro episódio da série documental [Un] Well, sobre óleos essenciais; e o documentário 7 Denúncias: As consequências do caso COVID-19. Para tanto, uma análise arqueológica baseada nos procedimentos de Michel Foucault descritos em A Arqueologia do Saber (2008) foi empregada para analisar os efeitos de verdade refletidos em tais objetos, a fim de identificar as relações de design que possam não somente veicular como materializar tais discursos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Understanding design as a discursive activity that materializes, manages and transforms discourses, this research aims to analyze, from a Foucauldian perspective, how design conveys the discourse of contemporary pseudoscience and antiscience. Currently in evidence, whether by flat-Earthers, anti-vaccination activists or climate deniers, pseudoscience and antiscience are a current social problem whose dissemination of misinformation constitutes a serious obstacle to scientific thinking. The research proposes a qualitative and exploratory analysis of three objects that transmit these discourses: the documentary about flat earthism Behind The Curve; the first episode of the documentary series [Un] Well, about essential oils; and the documentary 7 Denunciations: The consequences of the COVID-19 case. To this end, an archaeological analysis based on Michel Foucault's procedures experienced in The Archeology of Knowledge (2008) was used to analyze the effects of truth reflected in such objects, in order to identify the design relationships that can not only convey but also materialize those discourses.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectPseudociênciapt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleDesign da desinformação : uma análise crítica do design como veiculador do discurso anticientíficopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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