Capacitaçao para novos colaboradores no SICOOB Vale Sul
Resumo
Resumo: O treinamento e capacitação de colaboradores é uma das decisões mais importantes para empresas e é responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Ao desenvolver os talentos existentes na empresa, grandes resultados são conquistados pela organização. Essa estratégia também é usada como uma ferramenta para avalizar a fidelidade e o desempenho dos colaboradores. Investir nessa questão de capacitação de funcionários não somente enriquece suas habilidades técnicas, mas ainda confirma um compromisso com o desenvolvimento profissional de cada colaborador, de modo individual e coletivo. Profissionais bem treinados e capacitados adquirem aptidões para desenvolver suas atividades com mais agilidade, além de se sentirem valorizados pelo local onde trabalham, por estar investindo recursos em sua capacitação profissional. Nesse contexto, esse estudo por meio de uma pesquisa bibliográfica, através de leituras em material online e impresso e observação participante, visto a convivência na agência referida, além de entrevistas com os colaboradores, objetivou avaliar dentre os colaboradores atuais o grau de importância e a necessidade da capacitação no momento da contratação e com base nessa análise propor um modelo de capacitação de novos colaboradores para a Cooperativa de Crédito Sicoob Vale Sul. Assim, mediante elaboração de gráficos e tabelas analisou-se a circunstância e foi possível concluir que, especialmente no primeiro trimestre de contratação, não existe um plano de treinamento e capacitação dos colaboradores recentes, ponto esse visto como negativo pela equipe e apontado como algo a ser melhorado na agência, reforçando ainda mais a relevância dessa premissa na agência e a implantação de uma tática de treinamentos, pois seja qual for o ramo da cooperativa, uma gestão hábil, efetivada por um bom líder, pode ser a mola propulsora para novas oportunidades