Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMessagi Júnior, Mário, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorValginhak, Vinicius Finpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T18:20:22Z
dc.date.available2024-02-06T18:20:22Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86386
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Mário Messagi Júniorpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem como objetivo coletar e analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das universidades público federais que obtiveram conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) a fim de avaliar o impacto do ensino do Jornalismo de Dados (JD) nestas instituições. Fizemos a análise documental dos PPCs para encontrarmos os cursos que possuíam a disciplina de Jornalismo de Dados ou equivalente como matéria obrigatória e, posteriormente, aplicamos a análise de conteúdo nas ementas destes componentes curriculares para verificarmos quais são os eixos temáticos trabalhados. Observamos que dos 15 cursos analisados, apenas sete possuíam disciplinas obrigatórias com o conteúdo de Jornalismo de Dados. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas em profundidade realizadas com os coordenadores de quatro instituições, identificamos que as competências de Jornalismo de Dados não são o principal foco, e são apenas trabalhadas de forma introdutória, apresentando o assunto ou oferecendo ferramentas básicas, com poucas atividades práticas para o desenvolvendo de competências específicas da áreapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research aims to collect and analyze the Pedagogical Course Projects (PPC) of federal public universities that aim for grade 5 in the National Student Performance Exam (Enade) in order to evaluate the impact of teaching Data Journalism (JD) in these institutions. We carried out a documentary analysis of the PPCs to find the courses that had the subject of Data Journalism or equivalent as a mandatory subject and, subsequently, we applied content analysis to the syllabuses of these curricular components to verify which thematic axes were covered. We observed that of the 15 courses analyzed, only seven had mandatory subjects with Data Journalism content. Through content analysis of in-depth interviews carried out with the coordinators of four institutions, we identified that Data Journalism skills are not the main focus, and are only worked on in an introductory way, presenting the subject or offering basic tools, with few practical activities to develop specific skills in the areapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo - Estudo e ensino (Superior) - Brasilpt_BR
dc.subjectReportagem auxiliada por computadorpt_BR
dc.titleJornalismo de dados nos cursos de graduação : evolução profissional e impacto no ensinopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples