Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSantos, Marcia Cristina dospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T14:25:45Z
dc.date.available2024-02-06T14:25:45Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86365
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/06/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta tese, analiso aspectos das configurações sociais de jovens poetas/slammers das periferias brasileiras, a partir da sua relação com a cidade e os territórios; e como a educação permeia esses processos. Os materiais produzidos para esta tese contam com um inventário de poesias sobre cidade, vídeos, reportagens, documentários sobre os slams no Brasil e o levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais e internacionais, e está fundamentada, principalmente, na teoria sociológica configuracional de Norbert Elias, com a retomada de aspectos históricos importantes. A partir da análise dos materiais, foi possível perceber a predominância da lógica centro-periferia nas cidades brasileiras e, apesar das peculiaridades de cada região, todas enfrentam problemas com ofertas de bens, serviços e equipamentos públicos nas áreas mais afastadas dos centros, possuem muitos problemas de mobilidade urbana e reproduzem um tipo de estigmatização calcada no racismo, na LGBTQIAPN+fobia, no machismo, na aporofobia e são muito violentas. Em diversos momentos, ficam evidentes configurações do tipo estabelecidos/outsiders mutáveis e dinâmicas que sentem a resistência dessa juventude que, em sua maioria são pretas/os, pobres e periféricas/os, e, para quem os slams proporcionam consciência socioeconômica e política; possibilitam a participação ativa da vida da cidade; a frequência a espaços antes negados e mudança nas paisagens; ajudam a alterar suas formas de perceber e lidar com as diferenças e estigmatizações, construindo uma autoestima positiva; e provocando o desequilíbrio nas balanças de poder.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this thesis, I analyze aspects of the social configurations of young poets/slammers from the Brazilian peripheries, based on their relationship with the city and territories; and how education permeates these processes. The materials produced for this thesis include an inventory of poems about the city, videos, reports, documentaries about slams in Brazil, and a bibliographic survey in national and international databases, and is mainly based on Norbert Elias's configurational sociological theory, with the resumption of important historical aspects. From the analysis of the materials, it was possible to perceive the predominance of the center-periphery logic in Brazilian cities and, despite the peculiarities of each region, all face problems with offers of goods, services, and public equipment in areas farthest from the centers, have many problems of urban mobility and reproduce a type of stigmatization based on racism, LGBTI+ phobia, sexism, aporophobia, and are very violent. At various times, mutable and dynamic established/outsider configurations become evident. These feel the resistance of this youth who, mostly black, poor, and peripheral, and for whom the slams provide socioeconomic and political awareness; enable active participation in city life; the access to spaces previously denied and change in landscapes; help to change their ways of perceiving and dealing with differences and stigmatizations, building positive self-esteem; and cause imbalance in the scales of power.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectPeriferias urbanaspt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Da ponte pra cá é outras ideia" : cidade, educação e desigualdades nas configurações sociais de jovens poetas das periferias urbanas brasileiraspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples