dc.contributor.advisor | Mocrosky, Luciane Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | pt_BR |
dc.creator | Monferino, Lidiane Conceição | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T13:25:22Z | |
dc.date.available | 2024-01-30T13:25:22Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86297 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Ferreira Mocrosky | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 08/12/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Objetivamos, nesta pesquisa filosófica-fenomenológica, compreender o movimento formativo na Licenciatura em Matemática ao direcionarmos a atenção para as ações de aprender-ensinar de futuros professores. Para isso, investigamos, à luz da interrogação "O que as ações de aprender-ensinar do futuro professor revelam sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática?": o movimento constitutivo (histórico-filosófico) da formação de professores de matemática; compreensões sobre o que é isto, aprender-ensinar como fio condutor da docência; tematizações sobre o fenômeno aprender-ensinar-na-licenciatura-em-matemática em pesquisas brasileiras e o que essas tematizações revelam sobre o movimento formativo; a constituição da docência (o vir-a-ser professor-de-matemática) nas/pelas ações de aprender-ensinar. Assumindo a metodologia da Pesquisa Qualitativa Fenomenológica, na modalidade "estrutura do fenômeno situado", inicialmente fomos ao encontro de produções do futuro professor no campo fenomenal da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e lançamo-nos a compreender como a pessoa em/da formação vem se constituindo docente nas/pelas ações de aprenderensinar- na-licenciatura-em-matemática. Elencamos, como elemento investigativo privilegiado para a pesquisa, as vivências das pessoas em/da formação. O encontro com a prática se efetivou de modo diverso do inicialmente projetado, pois vivenciamos um período pandêmico. Com a aprovação da pesquisa de campo pelo Comitê de Ética em Pesquisa, iniciamos a constituição dos dados em três momentos diferenciados e em duas disciplinas voltadas à Didática da Matemática. Utilizamos, para este estudo, os dados constituídos no segundo momento de vivência da disciplina Didática da Matemática A (que chamamos de Didática da Matemática A2). Foram os textos transcritos das aulas síncronas que utilizamos como fio condutor analítico e ele nos levou a buscar, também, o dito (expressões escritas) nas aulas assíncronas. Compusemos um Retrato Formativo (RF) para cada uma das 12 (doze) aulas síncronas. Em cada um dos RFs, foi feito o movimento de análise ideográfica. Destacamos nos RFs, unidades de significado e, nessas, unidades de sentido (US). Utilizando-nos dos recursos da hermenêutica, compreendemos e interpretamos o dito pelos sujeitos significativos e, na sequência, reescrevemos o dito por eles (a fala articulada) e evidenciamos as ideias nucleares (IN). A partir dessas, caminhamos ao encontro de características gerais que estruturaram o fenômeno aprender-ensinar-nalicenciatura- em-matemática. O movimento efetuado - análise ideográfica e nomotética - desvelou articulações que se constituíram em categorias abertas: 1. Da formação humana como fundamento para a docência, 2. Da potencialidade do exercício da tomada de conhecimento para a constituição da docência e 3. Do contributo das comunidades educativas para a constituição da docência. Essas categorias foram interpretadas à luz da interrogação norteadora desta pesquisa. Elas revelaram a importância de o foco do movimento formativo na Licenciatura em Matemática ser a formação da pessoa que se constituirá docente no movimento de aprender-ensinar-matemática com o outro em comunidades educativas (Do contributo das comunidades educativas para a constituição da docência). | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this philosophical-phenomenological research, we aim to understand the formative movement in the Mathematics Degree by directing attention to the learning-teaching actions of future teachers. To this end, we investigated, in light of the question "What do the learning-teaching actions of the future teacher reveal about the formative movement in the Mathematics Degree?": the constitutive movement (historicalphilosophical) of the training of mathematics teachers; understandings of what this is, learning-teaching as a common thread in teaching; themes about the learningteaching- in-degree-in-mathematics phenomenon in Brazilian research and what these themes reveal about the training movement; the constitution of teaching (becoming a mathematics teacher) in/through the actions of learning-teaching. Assuming the methodology of Qualitative Phenomenological Research, in the "structure of the situated phenomenon" modality, we initially met the productions of the future professor in the phenomenal field of the Degree in Mathematics at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and set out to understand how person in/from training has become a teacher in/through the actions of learning-teaching-in-degree-inmathematics. We list, as a privileged investigative element for the research, the experiences of people in/from training. The encounter with practice took place differently than initially planned, as we are experiencing a pandemic period. With the approval of the field research by the Research Ethics Committee, we began to collect the data at three different moments and in two disciplines focused on Mathematics Didactics. For this study, we used the data constituted in the second moment of experiencing the Didactics of Mathematics A discipline (which we call Didactics of Mathematics A2). It was the transcribed texts from the synchronous classes that we used as an analytical guideline and it led us to also look for what was said (written expressions) in the asynchronous classes. We composed a Formative Portrait (RF) for each of the 12 (twelve) synchronous classes. In each of the RFs, the idiographic analysis movement was carried out. We highlight in RFs, units of meaning and, in these, units of meaning (US). Using the resources of hermeneutics, we understand and interpret what is said by significant subjects and, subsequently, we rewrite what is said by them (articulated speech) and highlight the nuclear ideas (IN). From these, we move towards finding general characteristics that structured the learning-teaching-indegree- in-mathematics phenomenon. The movement carried out - ideographic and nomothetic analysis - revealed articulations that constituted open categories: 1. Human training as a foundation for teaching, 2. The potential of exercising knowledge for the constitution of teaching and 3. The contribution of educational communities for the establishment of teaching. These categories were interpreted in light of the guiding question of this research. They revealed the importance of the focus of the training movement in the Degree in Mathematics being the training of the person who will become a teacher in the movement of learning-teaching-mathematics with others in educational communities (The contribution of educational communities to the constitution of teaching). | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores de matematica - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | A formação inicial do professor no movimento de aprender-ensinar matemática | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |