• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Disciplina e avaliaçao : suas relaçoes educativas na emancipaçao dos sujeitos sob a ótica da pedagogia de Makarenko

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - LUCIANA SZENCZUK.pdf (735.2Kb)
    Data
    2005
    Autor
    Szenczuk, Luciana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A tomada de consciência que desperta a atenção dos homens para os seus próprios direitos e deveres impulsiona o processo educativo no sentido de emancipação dos sujeitos. E dentro de uma perspectiva sócio-econômico-política-cultural que se concebe e fundamenta o processo educativo atual, no entanto, isto não quer dizer que este deva necessariamente seguir apenas estas influências. Sua concepção perpassa por outras concepções, como: conceito geral de trabalho, trabalho pedagógico, trabalho pedagógico não escolar e educação, sociedade capitalista, função social da escola, ensino, pedagogia, elementos culturais que precisam ser assimilados, produção da existência humana, homem, disciplina, avaliação e relações entre educação e sociedade. A emancipação dos sujeitos dentro do processo educativo efetivado por Makarenko, bem como suas relações no que tange à importância da disciplina e avaliação para que isto ocorra, aqui, são tratados sempre numa perspectiva onde indivíduo e coletivo estão em constante socialização e formação. Neste sentido, optou-se por uma análise bibliográfica de algumas das obras de Makarenko; objetivando, assim, discutir, elucidar e ressalvar as principais contribuições deste autor quanto à sua prática educativa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86224
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV