Disciplina e avaliaçao : suas relaçoes educativas na emancipaçao dos sujeitos sob a ótica da pedagogia de Makarenko
Resumo
Resumo: A tomada de consciência que desperta a atenção dos homens para os seus próprios direitos e deveres impulsiona o processo educativo no sentido de emancipação dos sujeitos. E dentro de uma perspectiva sócio-econômico-política-cultural que se concebe e fundamenta o processo educativo atual, no entanto, isto não quer dizer que este deva necessariamente seguir apenas estas influências. Sua concepção perpassa por outras concepções, como: conceito geral de trabalho, trabalho pedagógico, trabalho pedagógico não escolar e educação, sociedade capitalista, função social da escola, ensino, pedagogia, elementos culturais que precisam ser assimilados, produção da existência humana, homem, disciplina, avaliação e relações entre educação e sociedade. A emancipação dos sujeitos dentro do processo educativo efetivado por Makarenko, bem como suas relações no que tange à importância da disciplina e avaliação para que isto ocorra, aqui, são tratados sempre numa perspectiva onde indivíduo e coletivo estão em constante socialização e formação. Neste sentido, optou-se por uma análise bibliográfica de algumas das obras de Makarenko; objetivando, assim, discutir, elucidar e ressalvar as principais contribuições deste autor quanto à sua prática educativa.