Mostrar registro simples

dc.contributor.otherNunes, Odilon Carlos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalhopt_BR
dc.creatorSzenczuk, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T12:06:38Z
dc.date.available2024-12-04T12:06:38Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86224
dc.descriptionOrientador : Odilon Carlos Nunespt_BR
dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A tomada de consciência que desperta a atenção dos homens para os seus próprios direitos e deveres impulsiona o processo educativo no sentido de emancipação dos sujeitos. E dentro de uma perspectiva sócio-econômico-política-cultural que se concebe e fundamenta o processo educativo atual, no entanto, isto não quer dizer que este deva necessariamente seguir apenas estas influências. Sua concepção perpassa por outras concepções, como: conceito geral de trabalho, trabalho pedagógico, trabalho pedagógico não escolar e educação, sociedade capitalista, função social da escola, ensino, pedagogia, elementos culturais que precisam ser assimilados, produção da existência humana, homem, disciplina, avaliação e relações entre educação e sociedade. A emancipação dos sujeitos dentro do processo educativo efetivado por Makarenko, bem como suas relações no que tange à importância da disciplina e avaliação para que isto ocorra, aqui, são tratados sempre numa perspectiva onde indivíduo e coletivo estão em constante socialização e formação. Neste sentido, optou-se por uma análise bibliográfica de algumas das obras de Makarenko; objetivando, assim, discutir, elucidar e ressalvar as principais contribuições deste autor quanto à sua prática educativa.pt_BR
dc.format.extent78f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleDisciplina e avaliaçao : suas relaçoes educativas na emancipaçao dos sujeitos sob a ótica da pedagogia de Makarenkopt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples