dc.contributor | Silva, Monica Ribeiro da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.creator | Silva, Marcia Maria da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T19:41:53Z | |
dc.date.available | 2024-03-06T19:41:53Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86223 | |
dc.description | Orientador : Mônica Ribeiro da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A concepção de educação de massas presente no ideário da sociedade capitalista separa Formação Humana e Educação Profissional. Em sua lógica o domínio privado dos meios de produção permite a hierarquização da apropriação dos frutos do trabalho humano. No Brasil a partir da década de 30 os problemas da qualificação da mão-de-obra foram sendo solucionados atendendo a demandas específicas do mercado de trabalho, sem que se desenvolvesse um planejamento global que articulasse efetivamente educação e trabalho, ou seja, que equilibrasse o desenvolvimento da capacidade de trabalhar tecnicamente e industrialmente e o desenvolvimento das capacidades de trabalho intelectual, que superasse a dualidade entre formação para o pensar e para o fazer. Décadas depois do inicio da caminhada em prol do desenvolvimento da educação profissional no Brasil, significativas mudanças começaram a ocorrer no mundo do trabalho a partir da década de 80, e mais intensamente durante a década de 90. A proposta do PLANFOR - Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador 1995/2002 favorece a existência de cursos de curta duração, sem exigência de escolarização mínima, e elaboração de metas para um processo de educação continuada. Sua proposta e justificou-se formalmente pela necessidade de adaptar a força de trabalho a nova condição produtiva. Entretanto, além do discurso, as propostas concretas continuaram separando a educação dos trabalhadores em diversas categorias que apontam desenvolver conhecimentos e capacidades muito diferenciadas, os quais tem por objetivo o ajustamento ao mercado de trabalho que é cada vez mais diferenciado e excludente. | pt_BR |
dc.format.extent | 62f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | Formaçao humana e educaçao profissional : propostas oficiais e seus impactos na formaçao dos indivíduos | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização | pt_BR |