Taylor's version : a construção da narrativa da celebridade Taylor Swift
Resumo
Resumo : Este estudo analisa como a celebridade Taylor Swift pode ter utilizado estratégias de RP para construir sua imagem e reputação até o presente momento por meio de seus videoclipes sob a perspectiva das relações públicas e da teoria dos arquétipos. Nos últimos anos a cantora se tornou um fenômeno mundial ao quebrar recordes de venda e reproduções a cada álbum que lança, se reinventar por transitar de gêneros e estilos musicais e reivindicar a narração de sua história e o direito sobre a sua arte, as Taylor's Version. Como ponto de partida, explora-se e correlaciona-se os conceitos de celebridade e imagem pública com a atuação do Relações Públicas nesse campo, bem como o uso de arquétipos como uma possível estratégia de RP para a construção de imagem. O referencial teórico proporciona uma base para a análise posterior do objeto. O corpus desta monografia é composto por quatro videoclipes correspondentes às seguintes fases da trajetória da cantora: o início, antes do cancelamento, depois do acontecimento e atualmente. Por meio da metodologia de análise de conteúdo e a teoria dos arquétipos de Mark e Pearson (2001) foi possível observar os arquétipos como uma possível estratégia de RP na construção de imagem da cantora e identificou-se a manifestação dos arquétipos inocente, herói, criador, amante e fora-da-lei nas representações das fases, que, juntas, contam um storytelling da trajetória de Swift com o intuito de estabelecer um relacionamento com o público e criar uma imagem que torna a cantora ao mesmo tempo uma celebridade e fã. Abstract: This study analyzes how celebrity Taylor Swift built her image and reputation up to the present moment through her music videos from the perspective of public relations and archetype theory. In recent years, the singer has become a worldwide phenomenon by breaking sales records and reproductions for each album she releases, reinventing herself by transiting genres and musical styles and claiming for herself the narration of her history and the right to her art, the Taylor’s Version. As a starting point, the concepts of celebrity and public image are explored and correlated with the performance of Public Relations in this field, as well as the use of archetypes as a possible PR strategy for image construction. The theoretical framework provides a basis for further analysis of the object. The corpus of this monograph is composed of four music videos corresponding to the following phases of the singer’s trajectory: the beginning, before the cancellation, after the event and currently. Through the methodology of content analysis and the theory of archetypes of Mark and Pearson (2001) it was possible to observe that one can use the archetypes as a strategy of PR in the construction of image and identified the manifestation of innocent archetypes, hero, creator, lover and of the law in the representations of the phases, which together tell a storytelling of Swift’s trajectory in order to establish a relationship with the public and create an image that makes the singer at the same time a celebrity and fan
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- Relações Públicas [362]