Eu vi no TikTok : um estudo de caso do marketing de influência do perfil "o que fazer Curitiba"
Resumo
Resumo : O presente estudo investigou a influência do perfil "O Que Fazer Curitiba" nas redes sociais, com foco no TikTok, e seu impacto no comportamento de consumo dos indivíduos. A pesquisa destacou a transformação do boca-a-boca tradicional pela revolução digital, gerando uma nova geração de influenciadores digitais capazes de moldar opiniões e comportamentos online e offline. Para isso, em um primeiro momento, foram analisadas as métricas do perfil como marca omnichannel, e, na sequência, às postagens do perfil na plataforma TikTok observando alguns fragmentos que contribuem para a construção do marketing de influência da página. Visando coletar dados relevantes para a pesquisa em questão, um formulário foi disponibilizado de forma online com o intuito de aprofundar e de questionar o tema levantado. Além disso, para complementar a estratégia metodológica, uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com o estudo de caso foi aplicado, buscando aprofundar a compreensão dos fatores influenciadores na dinâmica das redes sociais e no comportamento do consumidor. Para isso, usou-se de respaldo os teóricos Raquel Recuero, Issaaf Karhawi, Zigmunt Bauman e outros que enriqueceram a pesquisa. Por fim, conclui-se que o perfil "O Que Fazer Curitiba" tem adotado estratégias de influência eficazes, alinhando-se consistentemente com as preferências do público-alvo, notadamente na temática gastronômica. No entanto, a necessidade de reforçar estratégias de autenticidade surge devido à percepção de discrepância entre as postagens e a experiência real do público Abstract : The present study investigated the influence of the "O Que Fazer Curitiba'' profile on social networks, focusing on TikTok, and its impact on individuals' consumption behavior. The research highlighted the transformation of traditional word-of-mouth by the digital revolution, generating a new generation of digital influencers capable of shaping opinions and behaviors online and offline. To achieve this, initially, the profile's metrics were analyzed as an omnichannel brand, and, subsequently, the profile's posts on the TikTok platform, observing some fragments that contribute to the construction of the page's influencer marketing. Aiming to collect relevant data for the research in question, a form was made available online with the aim of delving deeper and questioning the topic raised. Furthermore, to complement the methodological strategy, an exploratory bibliographical research with the case study was applied, seeking to deepen the understanding of the influencing factors in the dynamics of social networks and consumer behavior. For this, theorists Raquel Recuero, Issaaf Karhawi, Zigmunt Bauman and others were used for support, who enriched the research. Finally, it is concluded that the "What to Do Curitiba'' profile has adopted effective influence strategies, consistently aligning itself with the preferences of the target audience, notably on the gastronomic theme. However, the need to reinforce authenticity strategies arises due to the perceived discrepancy between posts and the audience's actual experience
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