(Re)visar as naturezas, (re)organizar os mundos : quando os estudos ecocríticos encontram a poesia brasileira contemporânea escrita por mulheres
Resumo
Resumo: A tematização da natureza em estéticas literárias não é de ocorrência contemporânea se considerarmos as várias histórias das literaturas que compõem a formação do imaginário das humanidades em todo o mundo. Situada geográfica e socioambientalmente no Brasil, esta pesquisa está interessada em investigar como a matéria de poesia contribui para o vislumbre de outros mundos a partir da re-visão da natureza. Além disso, busca-se compreender como as estruturas sociais, políticas e ambientais, no Brasil, contribuem de forma a adiar ou acelerar processos de degradação dos mundos pela via da colonialidade, que nada mais é do que a continuidade do processo de colonização das formas de vida que ainda tentam escapar ao capitalismo. Para compor esta trajetória de pesquisa formando uma antologia, foram escolhidas doze contemporâneas brasileiras, cujas poemas, presentes neste trabalho, estão presentes em obras publicadas por casas editoriais independentes. São elas: Graça Graúna, Jussara Salazar, Andréia Carvalho Gavita, Tatiana Pequeno, Márcia Kambeba, Ana Martins Marques, Luiza Romão, Marília Floôr Kosby, Bruna Mitrano, Julia Raiz, Mila Teixeira e Ísis Odara. A escolha por trabalhar somente com a produção poética contemporânea escrita por mulheres não foi arbitrária. Este interesse está ancorado no fato de que a questão de gênero define quem são as pessoas mais afetadas pelas mudanças climáticas. Soma-se, a isso, o fato de as discussões ambientais terem adentrado, mais proficuamente, aos debates das ciências humanas (STEIL & CARVALHO, 2014) nas últimas décadas do século XX. Isto posto, não à toa que seja neste período - mais especificamente a década de 1990 - que os estudos entre literatura e ecologia começam a despontar de forma mais evidente. Tanto a seleção dos poemas, quanto o referencial teórico aqui proposto, seguiram uma trajetória um tanto parecida no que tange à formulação de hipóteses de leitura. Num primeiro momento, a pergunta que direcionava a pesquisa era: Como o poema/o texto pensa a natureza? Já, num segundo momento, me interessava fazer com que a pesquisa circundasse a pergunta: Como o poema/texto desloca a ideia de natureza? Por fim, chega-se a esse recorte: Como o poema/texto potencializa a construção de outras realidades, de outros m undos? Essa pergunta foi a mim trazida pela própria seleção de textos. Não se tentou, portanto, que os poemas se encaixassem à seleção. Por isso, a importância da reformulação da pergunta ao longo da pesquisa, também motivada por pressupostos que interessam os estudos da crítica literária ecológica (ecocrítica): pensaremos, deslocaremos e potencializaremos ideias e conceitos a partir dessa abordagem de pesquisa pertencente aos estudos literários. Abstract: The thematization of nature in literary aesthetics is not a contemporary occurrence if we consider the various histories of literature that make up the formation of the imagination of the humanities around the world. Geographically and socio-environmentally located in Brazil, this research is interested in investigating how the material of poetry contributes to the glimpse of other worlds through the re-vision of nature. Furthermore, we seek to understand how social, political and environmental structures in Brazil contribute to postponing or accelerating processes of degradation of the worlds through coloniality, which is nothing more than the continuity of the process of colonization of forms who are still trying to escape capitalism. To compose this research trajectory forming an anthology, twelve Brazilian contemporaries were chosen, whose poems, present in this work, are present in works published by independent publishing houses. They are: Graça Graúna, Jussara Salazar, Andréia Carvalho Gavita, Tatiana Pequeno, Márcia Kambeba, Ana Martins Marques, Luiza Romão, Marília Floôr Kosby, Bruna Mitrano, Julia Raiz, Mila Teixeira and Ísis Odara. The choice to work only with contemporary poetic production written by women was not arbitrary. This interest is anchored in the fact that the issue of gender defines who are the people most affected by climate change. Added to this is the fact that environmental discussions have entered, more profitably, debates in the human sciences (STEIL & CARVALHO, 2014) in the last decades of the 20th century. That said, it is no surprise that it was during this period - more specifically the 1990s - that studies between literature and ecology began to emerge more clearly. Both the selection of poems and the theoretical framework proposed here followed a somewhat similar trajectory in terms of formulating reading hypotheses. Initially, the question that directed the research was: How does the poem/text think about nature? Secondly, I was interested in making the research surround the question: How does the poem/text displace the idea of nature? Finally, we arrive at this section: How does the poem/text enhance the construction of other realities, other worlds? This question was brought to me by the selection of texts itself. Therefore, no attempt was made to make the poems fit into the selection. Therefore, the importance of reformulating the question throughout the research, also motivated by assumptions that are of interest to studies of ecological literary criticism (ecocriticism): we will think, shift and enhance ideas and concepts based on this research approach belonging to literary studies.
Collections
- Teses [225]