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dc.contributor.advisorCamargo, Sérgio, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorLoeper, Juciele Geminpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T20:42:23Z
dc.date.available2024-01-08T20:42:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85946
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Camargopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Priscila Kabbaz Alves da Costapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa-exploratória tem como objetivo identificar e compreender os significados, dilemas e relações presentes na articulação para a formação de uma rede de Programas de Pós-Graduação na área de Ensino do estado do Paraná. A abordagem metodológica adotada é a Análise de Discurso Francesa, fundamentada nos trabalhos de Eni Orlandi e Michel Pêcheux, para a leitura e interpretação dos efeitos de sentido presentes nos documentos e discursos dos participantes. O referencial teórico baseia-se nos conceitos da Comunidade de Prática de Ettiene Wenger (1998) e do conceito de inteligência coletiva de Lévy (1998). Além disso, consideram-se aspectos históricos e contextuais da Educação Superior e dos programas de pós-graduação no Paraná, apoiados em estudos de Megid Neto (1998, 1999, 2007), Moreira (2003) e Nardi (2004, 2005a, 2005b, 2007, 2014). Os dados foram coletados da CAPES e da plataforma Sucupira no período de 2000 a 2022 para traçar a origem, evolução e perspectivas da área de Ensino. A análise dos dados, utilizando a Análise de Discurso Francesa, permitiu refletir sobre o contexto social, histórico e político em que ocorreu a criação de uma Rede de programas de pós-graduação na área de Ensino. A partir das discussões aprofundadas, foram identificados caminhos que sustentam a necessidade de uma Rede entre os Programas de Pós-graduação na Área de Ensino no estado do Paraná, visando a construção de relações e conexões entre os membros da comunidade acadêmica. Os dilemas referem-se à criação da Rede, um processo desafiador e complexo relacionado à organização de diretrizes políticas e acadêmicas, com o propósito de integrar todos os programas na Área de Ensino do estado do Paraná. No que se refere às relações, revela-se uma estratégia fundamental para identificar práticas comuns e desenvolver atividades que ampliem a visibilidade da Área de Ensino do estado do Paraná. Quanto aos significados, destaca-se a colaboração como uma tomada conjunta de decisões, impulsionando ações de impacto relevantes para o estado do Paraná. Os fragmentos dos discursos dos participantes evidenciam a importância do fortalecimento como um elemento significativo na constituição da Rede-Ensino-PR. Nas considerações finais desta pesquisa, destacam-se as reflexões e considerações em resposta à questão central desta tese, enfocando a relevância da criação da Rede-Ensino-PR, suas implicações sociais, científicas, tecnológicas e econômicas, a importância da abordagem colaborativa baseada na Comunidade de Prática, a busca por recursos e iniciativas para uma plataforma dedicada à Rede-Ensino-PR, suas contribuições para a área acadêmica e profissional, bem como o legado duradouro na comunidade acadêmica, impulsionando futuros estudos e o desenvolvimento da área de Ensino no Paraná. A análise dos discursos presentes na trajetória da Rede-Ensino-PR reflete o constante florescer de novas ideias e o surgimento do novo, evidenciando a estratégia fundamental para fortalecer a Educação Superior na região, impulsionando o desenvolvimento científico, tecnológico e social. Espera-se que as descobertas e recomendações desta pesquisa estimulem a colaboração e a busca por recursos para a consolidação dessa importante iniciativa acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this qualitative exploratory research, the aim is to identify and understand the meanings, dilemmas, and relationships present in the articulation for developing a network of Postgraduate Programs in the field of Education in the State of Paraná. The methodological approach adopted was the French Discourse Analysis, based on Eni Orlandi and Michel Pêcheux's work for the reading and interpretation of meaning presented in the documents and discourses of the participants. The theoretical framework was based on concepts from the Community of Practice by Ettiene Wenger (1998) and the concept of collective intelligence by Lévy (1998). Additionally, historical and contextual aspects of higher education and Postgraduate programs in Paraná were considered, supported by the studies of Megid Neto (1998, 1999, 2007), Moreira (2003) and Nardi (2004, 2005a, 2005b, 2007, 2014). Data was collected from CAPES and Sucupira platform from 2000 to 2022 in order to trace the origin, evolution, and prospects of the Education field. The analysis of the data with French Discourse Analysis, allowed a reflection of the social, historical and political context in which the creation of a Network of Postgraduate programs in Education took place. Taking in-depth discussions, paths that sustain the need for a Network among Postgraduate Programs in the Education field in the state of Paraná were identified. The dilemmas refered to creating a Network, a challenging and complex process related to the organization of political and academical guidelines which purpose is to integrate all programs in the Education field in the state of Paraná. Regarding relationships, a fundamental strategy was revealed to identify common practices and develop activities that enhance the visibility of the Education field in the state of Paraná. Concerning meanings, the collaboration jointed with decision-making bringing relevant impact actions to the state of Parana, was highlighted. The discourse fragments of the participants evince the importance of reinforcing as a significant element in the constitution of the Network- Education-PR. As final considerations of this research the reflections and considerations in response to the central question of this thesis were reached, focusing on the relevance of the creation of Network- Education-PR, and its social, scientifical, technological and economical implications, the importance of a collaborative approach based in practice communities, the search for resources and initiatives to a platform dedicated to Network- Education-PR, its contributions to the academical and professional area as well as a lasting legacy for the academic community which can drive future studies and the development of the education area of Parana. The discourse analysis of the Network- Education-PR trajectory reflected the constant fertilization of new ideas and the emergence of the new, evincing the fundamental strategy to strengthen the higher education in the region, promoting the scientifical, technological and social development. It is expected that the findings and recommendations of this research can stimulate the collaboration and the search for resources to consolidate this important academic initiative.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBrasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDiscursos presentes na trajetória inicial de uma rede paranaense de programas de pós-graduação na área de ensino da CAPESpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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