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    EMI em contextos online : uma análise de materiais utilizados na formação de professores/as

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    R - T - FABIA CARLA ROSSONI.pdf (30.55Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Rossoni, Fábia Carla
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: As universidades são espaços internacionais por excelência e nas últimas décadas, a internacionalização do ensino superior se tornou algo não só desejado, mas esperado dessas instituições. Mesmo estando presente em todos os níveis da educação, o English medium o f instruction (doravante EMI) prevalece no ensino superior. No Brasil muitas universidades já possuem dentre suas disciplinas algumas ministradas em língua inglesa. Porém, o EMI no Brasil ainda é tido como algo de elite. Para que não haja problemas estruturais, as instituições nacionais de ensino têm buscado adotar modelos de internacionalização próprios, que considerem necessidades e visões locais, e isso se estende à formação dos professores. Desta forma, algumas universidades ao redor do mundo têm construído e disponibilizado materiais de formação docente online. Por isso, o objetivo desta pesquisa de Doutorado é analisar materiais disponíveis online de universidades e centros educacionais que visam preparar docentes para ministrarem suas disciplinas em EMI. Para isso, foram selecionados materiais didáticos de sete cursos ofertados na modalidade online de instituições de ensino: duas brasileiras, três europeias e duas asiáticas. As perguntas que norteiam esta pesquisa são: 1) Quem são os responsáveis pela concepção e criação dos materiais utilizados no treinamento de docentes para ministrar aulas em EMI? 2) Que pessoas são representadas nesses materiais? 3) Quais as concepções de língua presentes? 4) Há questões culturais representadas nesses materiais? 5) Quais as concepções de ensino disponíveis nos materiais? Para essa finalidade, a perspectiva epistemológica e metodológica utilizada foi a qualitativa, interpretativista e exploratória. Utilizou-se a teoria da Análise do Discurso proposta por Gee (2011, 2014), e posteriormente a perspectiva autoetnográfica para análise do material empírico. Por fim, concluímos que os materiais ainda apostam na figura do falante nativo estereotipado como padrão de língua a ser alcançado, não considerando de forma devida as identidades e perfis multiculturais e multiétnicas dos aprendizes. Além disso, ainda parece haver em alguns casos uma associação da formação em EMI a conteúdos linguísticos, em detrimento de práticas pedagógicas.
     
    Abstract: Universities are international spaces par excellence and in recent decades, the internationalization of higher education has become something not only desired but expected from these institutions. Even though it is present at all levels of education, English medium of instruction (hereinafter EMI) prevails in higher education. In Brazil, many universities already have some subjects taught in English. However, EMI in Brazil is still seen as something elitist. So that there are no structural problems, national educational institutions have adopted their own internationalization models, which should consider local needs and visions, and this extends to teacher education. Some universities around the world have thus designed and made available online materials for EMI teacher education. Therefore, the objective of this Doctoral research is to analyze materials available online from universities and educational centers that aim to prepare teachers to teach their disciplines in EMI. For this, didactic materials were selected from seven online courses from educational institutions: two Brazilian, three European and two Asian. The questions that guide this research are: 1) Who is responsible for designing and creating the materials used in teachers training courses to teach EMI classes? 2) What people are represented in these materials? 3) What are the language conceptions present? 4) Are cultural issues represented in these materials? 5) What teaching concepts are available in the materials? These research questions were answered using the Discourse Analysis methodology proposed by Gee (2011, 2014), and later the autoethnographic perspective. Finally, we conclude that the materials still bet on the figure of the stereotyped native speaker as a language standard to be achieved, not considering learners' multicultural and multiethnic identities and profiles. Moreover, there still seems to be a prevalence in some cases of linguistic content in detriment of pedagogical practices in the materials.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85917
    Collections
    • Teses [230]

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