As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
Resumo
Resumo: Esta tese investiga os modos como Stéphane Mallarmé, em sua ensaística, vale-se da música enquanto termo de comparação para elaborar suas ideias poéticas. Partindo das considerações de Arnaud Buchs (2016) sobre a divisão da reflexão poética e musical de Mallarmé em três momentos distintos, propomos uma leitura aprofundada dos três ensaios que Buchs (2016) considera representativos de cada um desses estágios: "Hérésies Artistiques" (1862), "Richard Wagner, rêverie d’un poète français" (1885) e "La Musique et les Lettres" (1895). Para tanto, será necessário primeiro contextualizar Mallarmé na história das relações entre poesia e música na França, e frente às diversas tendências de musicalização da poesia que caracterizaram o Simbolismo francês. Em seguida, revisar um recorte da fortuna crítica mallarmeana que permita tanto levantar as questões musicais consideradas mais relevantes na poética de Mallarmé quanto delinear as linhas de força que orientarão as leituras dos ensaios selecionados. Finalmente, um capítulo será dedicado a explorar e problematizar a relação entre Mallarmé e Wagner, particularmente no que tange à construção da poética mallarmaica Abstract: This doctoral dissertation investigates the ways in which Stéphane Mallarmé uses music in his essays as a term of comparison to elaborate his poetics. Starting from the considerations of Arnaud Buchs (2016) about the division of Mallarmé's ideas on poetry and music into three distinct moments, we propose an in-depth reading of the three essays that Buchs (2016) considers representative of each of these stages: "Hérésies Artistiques" (1862), "Richard Wagner, rêverie d'un poète français" (1885) and "La Musique et les Lettres" (1895). It will be necessary, first, to contextualize Mallarmé in the history of the relationship between poetry and music in France, and in view of the different trends in the musicalization of poetry that characterized French Symbolism. Then, we will review a fraction of mallarméan criticism that allows both raising the musical issues considered most relevant in Mallarmé's poetics and outlining the lines of force that will guide the readings of the selected essays. Finally, a chapter will be devoted to exploring and problematizing the relationship between Mallarmé and Wagner, particularly with regard to the latter’s supposed role in the construction of Mallarmé’s poetics
Collections
- Teses [230]