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dc.contributor.advisorNegri, Lígia, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorChichorro, Fernanda Deahpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-26T13:57:51Z
dc.date.available2023-12-26T13:57:51Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85833
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Lígia Negript_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 08/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar memorialisticamente um grupo de seis migrantes venezuelanas e a professora em aulas de português online no ano de 2020, durante a pandemia de COVID-19. A investigação é um trabalho qualitativo, interpretativista, ancorado na etnografia da linguagem e que acompanha ideologias linguísticas do grupo de participantes - as seis estudantes e a professora – ao longo das aulas e a construção de um espaço em que diferentes atividades de português vão sendo realizadas e as ideologias confrontadas. A aula é vista como acontecimento porque é um espaço de constituição de identidades provisórias, em que as interações constituem o devir. A análise baseia-se teoria e metodologicamente na Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin e o Círculo. Para isso, trabalho com conceitos bakhtinianos; trago contribuições das ideologias linguísticas, bem como questões das migrações contemporâneas e do português para estrangeiros, realizando uma discussão sobre português língua estrangeira, língua adicional e língua de acolhimento. As ideologias linguísticas que perpassam as estudantes são as do monolinguismo e da língua legítima, o que mostra o microcosmo da pesquisa como metonímia de uma realidade mais ampla, que ainda imprime a marca de uma nação, uma língua. O espaço da aula online é visto como um lugar de encontro, em que estudantes professora formam um grupo e constroem relações de afeto que contribuem para aprendizagem de português. Esta pesquisa encaminha a necessidade de professoras e professores estarem atentas e atentos a suas turmas, seja online, seja presencial e ajustarem suas práticas às necessidades e demandas dos grupos, ao mesmo tempo em que, conscientes de seu trabalho, possam levar materiais e práticas que contribuam para a construção de aulas em que práticas discursivas são discutidas e analisadas, contribuindo para a construção de letramento e de um potencial espaço de crescimento tanto de professoras e professores como de estudantespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to memorialistically report a group of six Venezuelan migrants and the teacher in online Portuguese classes in the year 2020, during the COVID-19 pandemic. The investigation is a qualitative, interpretive work, anchored in the ethnography of language and which follows the linguistic ideologies of the group of participants - the six students and the teacher - throughout the classes and the construction of a space in which different Portuguese activities are carried out. and the ideologies confronted. The class is seen as an event because it is a space for the constitution of provisional identities, in which interactions constitute the becoming. The analysis is theoretically and methodologically based on Dialogic Discourse Analysis (DDA), by Bakhtin and the Circle. For this, I work with Bakhtinian concepts; I bring contributions from linguistic ideologies, as well as issues of contemporary migrations and Portuguese for foreigners, conducting a discussion on Portuguese as a foreign language, additional language and host language. The linguistic ideologies that pervade the students are those of monolingualism and the legitimate language, which shows the microcosm of the research as a metonym of a broader reality, which still imprints the mark of a nation, a language. The online class space is seen as a meeting place, where students and teachers form a group and build relationships of affection that contribute to learning Portuguese. This research addresses the need for teachers to be attentive to their classes, whether online or face-to-face, and adjust their practices to the needs and demands of the groups, at the same time that, aware of their work, they can take materials and practices that contribute to the construction of classes in which discursive practices are discussed and analyzed, contributing to the construction of literacy and a potential space for growth both for teachers and studentspt_BR
dc.description.abstractResumen: Este trabajo tiene como objetivo relatar memorialísticamente un grupo de seis migrantes venezolanas y la docente en clases de portugués en línea en el año 2020, durante la pandemia del COVID-19. La investigación es un trabajo cualitativo, interpretativo, anclado en la etnografia y en el autoretnografía del lenguaje y que acompaña las ideologías lingüísticas del grupo de participantes - las seis alumnas y la professora - a lo largo de las clases y la construcción de un espacio en el que se desarrollan diferentes actividades de portugués y las ideologías enfrentadas. La clase es vista como un evento porque es un espacio para la constitución de identidades temporrarias, en las que las interacciones constituyen el devenir. El análisis se basa teórica y metodológicamente en el Análisis Dialógico del Discurso (ADD), de Bajtín y el Círculo. Para ello, trabajo con conceptos bajtinianos; aporto contribuciones de ideologías lingüísticas, así como cuestiones de migraciones contemporáneas y portugués para extranjeros, realizando una discusión sobre portugués como lengua extranjera, lengua adicional y lengua de acogida. Las ideologías lingüísticas que impregnan a los estudiantes son las del monolingüismo y la lengua legítima, que muestra el microcosmos de la investigación como metonimia de una realidad más amplia, que aún imprime el signo de una nación, una lengua. El espacio de clases en línea es visto como un lugar de encuentro, en el que estudiantes y profesores forman un grupo y construyen relaciones de afecto que contribuyen al aprendizaje del portugués. Esta investigación aborda la necesidad de que los docentes estén atentos a sus clases, ya sean em límea o presenciales, y ajusten sus prácticas a las necesidades y demandas de los grupos, al mismo tiempo que, conscientes de su trabajo, puedan tomar materiales y prácticas que contribuyan a la construcción de clases en las que se discutan y analicen prácticas discursivas, contribuyendo a la construcción de literacidad y un espacio potencial de crecimiento tanto para docentes como para estudiantespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIdeologia e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEtnologiapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA constituição do nós em aulas de português com migrantes venezuelanas : ideologias linguísticas de estudantes e professora em aulas online durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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