Artefatos culturais de matriz africana e afro-brasileira no cotidiano da educação infantil : uma análise da produção científica (2003-2021)
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as pesquisas acadêmicas do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apresentam os Artefatos Culturais de Matriz Africana e Afrobrasileira (ACMAB) nas experiências de bebês e crianças pequenininhas de 0 a 5 anos e 11 meses, frequentadoras da Educação Infantil, entre os anos de 2003 e 2021. Considerando que os ACMAB são elementos e materialidades que informam a História e a Cultura Africana e Afro-brasileira e, por isso, indispensáveis no contexto da Educação Infantil, estabeleci os seguintes objetivos específicos: a) Inventariar os Artefatos Culturais de Matriz Africana e Afro-Brasileira; b) Narrar os usos dos Artefatos Culturais de Matriz Africana e Afro-Brasileira no corpus investigado; c) Analisar se os ACMAB constituem as experiências cotidianas de bebês e das crianças pequenininhas, correlacionando-se a uma pedagogia da infância que contemple a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer). A pesquisa parte de perspectivas teórico-metodológicas que compreendem bebês e crianças pequenininhas como atores sociais, considerando seus pontos de vista e competentes para atuar ativamente na produção e (re)criação do conhecimento apropriando-se, interpretando e reinventando as culturas das infâncias, inclusive na perspectiva da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira. Desse modo, estabeleço como problema de pesquisa a seguinte indagação: considerando as especificidades e a importância das materialidades no contexto da Educação Infantil, como as pesquisas que articulam os campos da Educação das Relações Étnico-Raciais e a Educação Infantil apresentam os Artefatos Culturais de Matriz Africana e Afro-Brasileira (ACMAB) nas experiências cotidianas de bebês e crianças pequenininhas nas creches e pré-escolas? Este estudo tem caráter bibliográfico e a busca do material se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, realizada na plataforma CAPES, com pesquisas datadas a partir do ano de 2003, quando houve a promulgação da Lei 10.639/03 que estabeleceu a obrigatoriedade do Ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira no Brasil até o ano de 2020. Os resultados apontam a presença de uma multiplicidade de artefatos culturais que resgatam a história e a cultura Africana e Afro-brasileira mobilizados a partir de diferentes problemas investigativos. Desvelam os tempos, espaços e materiais na Educação Infantil, interrogarem a branquitude enquanto norma dos processos pedagógicos e consolidam-se fundamentais na construção de pedagogias da infância que respeitem a diversidade étnico-racial e as diferenças de bebês e crianças pequenininhas Abstract: This research aims to understand how the academic research from the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) presents Cultural Artifacts of African and Afro-Brazilian Matrix (ACMAB) in the experiences of babies and small children from 0 to 5 years and 11 months, attending Early Childhood Education, between 2003 and 2021. Considering that the ACMAB are elements and materialities that inform African and Afro-Brazilian History and Culture and, therefore, indispensable in the context of Early Childhood Education, I established the following specific objectives: a) Inventory the Cultural Artifacts of African and Afro-Brazilian Matrix; b) Narrate the uses of Cultural Artifacts of African and Afro-Brazilian Matrix in the investigated corpus; c) Analyze if the ACMAB constitute the daily experiences of babies and small children correlating to a pedagogy that contemplates the Education of Ethnic-Racial Relations. The research is based on theoretical and methodological that understand babies and small children as subjects capable of expressing their perceptions of the world, who are curious and investigative and competent to act actively in the production and (re)creation of knowledge, appropriating, interpreting and reinventing the cultures of childhood, including from the point of view of African and Afro-Brazilian History and Culture.Thus, I establish the following question as a research problem: considering the specificities and importance of materialities in the context of Early Childhood Education, how do researches that articulate the fields of Education of Ethnic-Racial Relations and Early Childhood Education present Cultural Artifacts of African and Afro-Brazilian Matrix (ACMAB) in the daily experiences of babies and small children in day care centers and preschools? This study is bibliographic in nature and the search for the material was conducted by means of a systematic literature review, carried out on the CAPES platform, with research dated from the year 2003, when Law 10.639/03 was promulgated and established the mandatory teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture in Brazil, until the year 2020. The results indicate the presence of a multiplicity of cultural artifacts that rescue African and Afro-Brazilian history and culture and are mobilized from different investigative problems, in addition to unveiling the times, spaces and materials in Early Childhood Education, questioning whiteness as a norm in pedagogical processes, consolidating themselves as fundamental in the construction of pedagogies that respect diversity and the differences of babies and small children Resumen: Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo las investigaciones académicas del Banco de Teses e Dissertações de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) presentan los Artefactos Culturales de Matriz Africana y Afrobrasileña (ACMAB) en las experiencias de bebés y niños pequeñitos de 0 a 5 años y 11 meses, que asisten a la Educación Infantil, entre los años 2003 y 2021. Considerando que los ACMAB son elementos y materialidades que informan sobre la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña, y por lo tanto, son indispensables en el contexto de la Educación Infantil, he establecido los siguientes objetivos específicos: a) Inventario de los Artefactos Culturales de Matriz Africana y Afrobrasileña; b) Narración de los usos de los Artefactos Culturales de Matriz Africana y Afrobrasileña en el corpus investigado; c) Analizar si los ACMAB constituyen las experiencias cotidianas de los bebés y niños pequeñitos, y si se correlacionan con una pedagogía que contemple la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. La investigación parte de perspectivas teórico-metodológicas que consideran a los bebés y niños pequeñitos como sujetos capaces de expresar sus percepciones del mundo, curiosos e investigadores competentes para participar activamente en la producción y (re)creación del conocimiento, apropiándose, interpretando y reinventando las culturas de la infancia, incluyendo la perspectiva de la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña. Por lo tanto, planteo como problema de investigación la siguiente pregunta: considerando las especificidades y la importancia de las materialidades en el contexto de la Educación Infantil, ¿cómo presentan las investigaciones que articulan los campos de la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales y la Educación Infantil los Artefactos Culturales de Matriz Africana y Afrobrasileña (ACMAB) en las experiencias cotidianas de los bebés y niños pequeñitos en los jardines de infancia y pré-escolares. Este estudio tiene carácter bibliográfico y la recopilación del material se realizó a través de una revisión sistemática de la literatura, realizada en la plataforma CAPES, con investigaciones fechadas a partir del año 2003, cuando se promulgó la Ley 10.639/03, que estableció la obligatoriedad de la Enseñanza de la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña en Brasil hasta el año 2020. Los resultados señalan la presencia de una multiplicidad de artefactos culturales que rescatan la historia y la cultura africana y afrobrasileña, y que se movilizan a partir de diferentes problemas de investigación, además de revelar los tiempos, espacios y materiales en la Educación Infantil, cuestionar la blancura como norma en los procesos pedagógicos y consolidarse como fundamentales en la construcción de pedagogías que respeten la diversidad y las diferencias de los bebés y niños pequeñitos
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