Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Elisangela de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorCagorni, Aline de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T13:25:25Z
dc.date.available2023-12-21T13:25:25Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85748
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Elisangela de Campospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 31/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivos gerais, compreender o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analisar as possíveis aproximações da ementa dessa disciplina com atuação dos docentes de matemática. Esta dissertação buscou responder a seguinte problemática: qual o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da UFPR? A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, cedidas por três professores de Matemática, formados na UFPR e atuantes na Educação Básica. O trabalho realizou um estudo sobre a categoria do conhecimento HCK - Conhecimento de Conteúdo no Horizonte - que serviu como base para analisar os dados coletados. A ferramenta analítica, foi a Análise Textual Discursiva, assim, foi possível identificar que a disciplina de Geometrias Não Euclidianas é capaz de proporcionar ao professor de Matemática uma visão ampliada dos conceitos matemáticos geométricos, além de proporcionar a ele, a possibilidade de sentir-se mais seguro e confortável ao lecionar e atender os estudantes, em distintas situações que envolvam o ensino e aprendizagem da Matemáticapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work had a general objective: to understand the role of the discipline of Non-Euclidean Geometries in the education of Mathematics professors at the Federal University of Paraná (UFPR) and to analyze the relationships between the content of this discipline and the performance of Mathematics teachers. This dissertation aimed to address the following question: What is the role of the discipline of Non-Euclidean Geometries in teacher training at UFPR? The research was conducted through interviews with three Mathematics teachers who were trained at UFPR and are currently active in basic education.The work carried out a study on the knowledge category HCK - Content Knowledge in Horizonte. Using the collected data, the chosen analysis method was Discursive Textual Analysis. Thus, it was possible to identify that the discipline of Non-Euclidean Geometries is capable of providing Mathematics teachers with an expanded view of geometric mathematical concepts, as well as the possibility of feeling more secure and comfortable when teaching and assisting students in various situations involving the teaching and learning of Mathematicspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria não-euclidianapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas a partir de diferentes olharespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples