dc.contributor.advisor | Gouveia, Andréa Barbosa, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Lourenço, Mayara Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:16:00Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:16:00Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85729 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Andréa Barbosa Gouveia | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 83-89 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa se propõe a analisar quais são as demandas por Valorização expressas nas Pautas de Reivindicação sindicais do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e da Associação dos Professores Municipais de Piraquara, de 2016 a 2020. A valorização dos profissionais da educação é um princípio constitucional, e tema de diversas leis como o FUNDEB, PSPN e o PNE de 2014, contudo ainda é cercado por embates políticos. O objetivo desta pesquisa é analisar quais dimensões e valorização estão expressas como demandas nas pautas sindicais nos municípios de Curitiba e Piraquara, considerando o cenário de crise econômica e social no país. Para tal análise foi realizada a caracterização das condições de financiamento da educação de cada município, caracterização das condições de trabalho, caracterização das duas entidades sindicais, análise documental das Pautas de Reivindicação relativas à Remuneração e Carreira, considerando o cenário de crise econômica e a análise das Pautas de Reivindicação relativas à valorização da profissão docente, no contexto social. A metodologia empregada foi a revisão de literatura da produção acadêmica sobre os temas de Valorização, Financiamento da Educação e Sindicalismo Docente, análise dos dados do Sistema de Informação Sobre Orçamento Público em Educação (SIOPE) relativos ao financiamento da educação nos municípios, análise dos dados do Censo Escolar sobre a composição do quadro de docentes e a análise documental das Pautas de Reivindicação. Como principal resultado, foi possível identificar que as demandas por valorização que mais aparecem nas Pautas de Reivindicação dizem respeito à Carreira, Remuneração, Condições de Trabalho e Saúde e Previdência. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Sindicatos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Salários, etc | pt_BR |
dc.title | Valorização profissional docente e as demandas expressas nas pautas sindicais : uma análise a partir de dois casos municipais (Curitiba e Piraquara) | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |