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dc.contributor.advisorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorLins, Marianept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:05:52Z
dc.date.available2024-08-08T18:05:52Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85728
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra Ana Lorena de Oliveira Bruelpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 88-96pt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa aborda o tema do Direito à Educação para estudantes migrantes internacionais e tem como principal objetivo analisar de que forma se realiza o Direito à Educação para estes estudantes e como isso se reflete em suas condições de acesso nas escolas de São José dos Pinhais. Propõe-se, assim, apresentar a compreensão do Direito à Educação para os estudantes migrantes com base nos principais tratados e acordos internacionais, na Legislação brasileira e documentos do município, além de analisar, a partir dos micro dados de matrícula Censo Escolar INEP/2019, as condições de acesso dos estudantes migrantes internacionais na Educação Básica no município de São José dos Pinhais e por fim avaliar se há efetividade do Direito à Educação para crianças migrantes no município de São José dos Pinhais, na perspectiva dos agentes públicos entrevistados. Dessa forma, para a realização desta pesquisa utilizou-se metodologia hibrida, por meio de combinação entre métodos quantitativos e qualitativos. A coleta dos dados empíricos aconteceu através dos micro dados de matrícula disponibilizados pelo INEP/2019 e entrevistas semiestruturadas com seis profissionais da Educação atuantes no município de São José dos Pinhais. Sabendo-se que a Constituição de 1988, documentos e legislações que normatizam a Educação no Brasil a defendem como um Direito de todas e todos, independente do local de nascimento e do estatuto de cidadania, por meio das análises, compreendeu-se que as políticas educacionais do município de São José dos Pinhais garantem o direito a matrícula dos estudantes migrantes internacionais, mesmo quando há ausência de documentação. Entretanto, os dados demonstram que a igualdade de acesso ainda não foi atingida. Foi possível identificar também que a desigualdade de acesso é um problema que envolve todos os estudantes brasileiros, comprometendo os migrantes internacionais, especialmente por conta de dificuldades próprias de sua condição de migrante, sendo o idioma o maior desafio apontado para a efetividade do Direito à Educação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDireito à educação - Brasilpt_BR
dc.subjectEstudantes estrangeirospt_BR
dc.titleEstudantes migrantes internacionais e a efetividade do direito à educação : análise do acesso a educação no município de São José dos Pinhaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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