Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorEckert, Lucila Godoypt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:18:36Z
dc.date.available2024-08-08T18:18:36Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85718
dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Nuria Pons Vilardell Camaspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 54 -62pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia traz como questão norteadora de pesquisa o que se estudou acerca da contribuição do jornalismo no ensino fundamental? De modo a poder responder, criou-se como objetivo geral analisar o que autores consagrados abordam sobre a contribuição do jornalismo na formação dos alunos do ensino fundamental. Seguiu-se a abordagem qualitativa (CRESWELL, 2014) e como método, optou-se por revisão da literatura (CRESWELL, 2014; SEVERINO, 2011). A análise dos dados coletados nas diferentes leituras e fichamentos realizados em Hamze (2020), Freire (1980) e Doretto (2015), trouxeram a oportunidade de realizar um protótipo de jornal que poderá ser aplicado em novo estudo. Conclui-se que talvez seja possível trazer à Educação Básica o trabalho com jornais de modo a poder-se oportunizar diferentes aprendizagens. Espera-se poder desenvolver em próximas pesquisas o protótipo de jornal aqui criado de modo a poder-se apresentar as diferentes aprendizagens dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work of conclusion of the Pedagogy course brings as a research guiding question what has been studied about the contribution of journalism in elementary school? To be able to respond, it was created as a general objective to analyze what established authors approach about the contribution of journalism in the education of elementary school students. The qualitative approach was followed (CRESWELL, 2014) and as a method, a literature review was chosen (CRESWELL, 2014; SEVERINO, 2011). The analysis of the data collected in the different readings and records made in Hamze (2020), Freire (1980) and Doretto (2015), brought the opportunity to create a newspaper prototype that can be applied in a new study. We conclude that it may be possible to bring basic education to work with newspapers to provide different learning opportunities. It is expected to be able to develop the prototype of the newspaper created here in future research to be able to present the students' different learning.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleO uso de matérias jornalísticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas contribuições para o desenvolvimento social, da leitura e da escritapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples