• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso de matérias jornalísticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas contribuições para o desenvolvimento social, da leitura e da escrita

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LUCILA GODOY ECKERT.pdf (3.490Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Eckert, Lucila Godoy
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia traz como questão norteadora de pesquisa o que se estudou acerca da contribuição do jornalismo no ensino fundamental? De modo a poder responder, criou-se como objetivo geral analisar o que autores consagrados abordam sobre a contribuição do jornalismo na formação dos alunos do ensino fundamental. Seguiu-se a abordagem qualitativa (CRESWELL, 2014) e como método, optou-se por revisão da literatura (CRESWELL, 2014; SEVERINO, 2011). A análise dos dados coletados nas diferentes leituras e fichamentos realizados em Hamze (2020), Freire (1980) e Doretto (2015), trouxeram a oportunidade de realizar um protótipo de jornal que poderá ser aplicado em novo estudo. Conclui-se que talvez seja possível trazer à Educação Básica o trabalho com jornais de modo a poder-se oportunizar diferentes aprendizagens. Espera-se poder desenvolver em próximas pesquisas o protótipo de jornal aqui criado de modo a poder-se apresentar as diferentes aprendizagens dos estudantes.
     
    Abstract : The present work of conclusion of the Pedagogy course brings as a research guiding question what has been studied about the contribution of journalism in elementary school? To be able to respond, it was created as a general objective to analyze what established authors approach about the contribution of journalism in the education of elementary school students. The qualitative approach was followed (CRESWELL, 2014) and as a method, a literature review was chosen (CRESWELL, 2014; SEVERINO, 2011). The analysis of the data collected in the different readings and records made in Hamze (2020), Freire (1980) and Doretto (2015), brought the opportunity to create a newspaper prototype that can be applied in a new study. We conclude that it may be possible to bring basic education to work with newspapers to provide different learning opportunities. It is expected to be able to develop the prototype of the newspaper created here in future research to be able to present the students' different learning.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85718
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV