dc.contributor.advisor | Kruszielski, Leandro, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Luana Costa Serra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:59:43Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:59:43Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85715 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 36-39 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma análise sobre como se apresenta a relação entre Neurociências e educação na pesquisa acadêmica. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática com 7 artigos científicos que abordam a relação entre educação e Neurociências, com objetivo de compreender o que tem se evidenciado nessas pesquisas. A seleção dos artigos foi feita a partir de busca na plataforma de periódicos CAPES, usando modelo PRISMA de análise sistemática, com os descritores "Neurociências" e "educação" e incluindo os artigos publicados de 2009 a 2019 e em língua portuguesa. Os resultados da pesquisa mostram que a relação entre Neurociências e educação possui importantes avanços, mas ainda precisa ser apropriada de forma mais objetiva pelos profissionais da educação, estudantes e pesquisadores da área pedagógica. Nesse sentido, é proposto no final deste trabalho uma maior apropriação dos temas relativos às Neurociências por acadêmicos dos cursos de pedagogia a fim de estreitar o diálogo entre as duas áreas por uma ótica mais educativa | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This work presents an analysis of the relationship between neurosciences and education in published research. To do that, a systematic review was done evaluating 7 scientific articles in this theme, aiming to comprehend the topics covered put into evidence in the evaluate literature. Articles were selected through a quick search in the in the "Periódicos CAPES" online database, using the PRISMA model for systematic analysis with the words "neurosciences" and "education" as keywords, selecting only the articles published in the time period between 2009 and 2019 and those published with Portuguese as the chosen language. The results show that the relationship between neuroscience and education has important improvements in the past decade but its appropriation by educational workers, students and researchers must still be improve and done in a more focused perspective. In this sense, by the end of this work it was proposed an improvement of the appropriation of the themes regarding neuroscience by pedagogy students in order to narrow the dialogue between the two fields of research through an educational optic | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliografica | pt_BR |
dc.title | Educação e neurociências : uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2009 e 2019 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |