Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKruszielski, Leandro, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPinto, Luana Costa Serrapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:59:43Z
dc.date.available2024-08-08T17:59:43Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85715
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielskipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 36-39pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta uma análise sobre como se apresenta a relação entre Neurociências e educação na pesquisa acadêmica. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática com 7 artigos científicos que abordam a relação entre educação e Neurociências, com objetivo de compreender o que tem se evidenciado nessas pesquisas. A seleção dos artigos foi feita a partir de busca na plataforma de periódicos CAPES, usando modelo PRISMA de análise sistemática, com os descritores "Neurociências" e "educação" e incluindo os artigos publicados de 2009 a 2019 e em língua portuguesa. Os resultados da pesquisa mostram que a relação entre Neurociências e educação possui importantes avanços, mas ainda precisa ser apropriada de forma mais objetiva pelos profissionais da educação, estudantes e pesquisadores da área pedagógica. Nesse sentido, é proposto no final deste trabalho uma maior apropriação dos temas relativos às Neurociências por acadêmicos dos cursos de pedagogia a fim de estreitar o diálogo entre as duas áreas por uma ótica mais educativapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work presents an analysis of the relationship between neurosciences and education in published research. To do that, a systematic review was done evaluating 7 scientific articles in this theme, aiming to comprehend the topics covered put into evidence in the evaluate literature. Articles were selected through a quick search in the in the "Periódicos CAPES" online database, using the PRISMA model for systematic analysis with the words "neurosciences" and "education" as keywords, selecting only the articles published in the time period between 2009 and 2019 and those published with Portuguese as the chosen language. The results show that the relationship between neuroscience and education has important improvements in the past decade but its appropriation by educational workers, students and researchers must still be improve and done in a more focused perspective. In this sense, by the end of this work it was proposed an improvement of the appropriation of the themes regarding neuroscience by pedagogy students in order to narrow the dialogue between the two fields of research through an educational opticpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa bibliograficapt_BR
dc.titleEducação e neurociências : uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2009 e 2019pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples