• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação e neurociências : uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2009 e 2019

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LUANA COSTA SERRA PINTO.pdf (723.9Kb)
    Data
    2020
    Autor
    Pinto, Luana Costa Serra
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta uma análise sobre como se apresenta a relação entre Neurociências e educação na pesquisa acadêmica. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática com 7 artigos científicos que abordam a relação entre educação e Neurociências, com objetivo de compreender o que tem se evidenciado nessas pesquisas. A seleção dos artigos foi feita a partir de busca na plataforma de periódicos CAPES, usando modelo PRISMA de análise sistemática, com os descritores "Neurociências" e "educação" e incluindo os artigos publicados de 2009 a 2019 e em língua portuguesa. Os resultados da pesquisa mostram que a relação entre Neurociências e educação possui importantes avanços, mas ainda precisa ser apropriada de forma mais objetiva pelos profissionais da educação, estudantes e pesquisadores da área pedagógica. Nesse sentido, é proposto no final deste trabalho uma maior apropriação dos temas relativos às Neurociências por acadêmicos dos cursos de pedagogia a fim de estreitar o diálogo entre as duas áreas por uma ótica mais educativa
     
    Abstract : This work presents an analysis of the relationship between neurosciences and education in published research. To do that, a systematic review was done evaluating 7 scientific articles in this theme, aiming to comprehend the topics covered put into evidence in the evaluate literature. Articles were selected through a quick search in the in the "Periódicos CAPES" online database, using the PRISMA model for systematic analysis with the words "neurosciences" and "education" as keywords, selecting only the articles published in the time period between 2009 and 2019 and those published with Portuguese as the chosen language. The results show that the relationship between neuroscience and education has important improvements in the past decade but its appropriation by educational workers, students and researchers must still be improve and done in a more focused perspective. In this sense, by the end of this work it was proposed an improvement of the appropriation of the themes regarding neuroscience by pedagogy students in order to narrow the dialogue between the two fields of research through an educational optic
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85715
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV