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dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAlves, Jeovanna Lethycia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:34:29Z
dc.date.available2024-08-08T18:34:29Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85704
dc.descriptionOrientador: Prof.a Doutora Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 83-87pt_BR
dc.description.abstractResumo : A questão étnico-racial tem sido amplamente estudada em suas diferentes ramificações. Esta pesquisa analisa essa temática, aprofundando-se nas variadas representações de personagens negros em publicações recentes da literatura infantil brasileira. O estudo examina o processo histórico de crescimento do protagonismo negro nessa categoria literária, discute o direito à literatura, abrangendo as leis brasileiras promulgadas a respeito do ensino da cultura e história afro-brasileira e africana e os programas literários instituídos pelo Governo Federal, procurando abordar a formação do leitor literário. Analisa os impactos da representação negra na formação social e identitária de crianças negras e brancas, explorando a perspectiva disposta por alguns personagens presentes no imaginário coletivo. A pesquisa é de natureza bibliográfica, alicerçada em artigos, teses e livros sobre o tema para analisar como os conceitos apresentados nestas publicações se manifestam em três obras com protagonistas negros, Lulu adora a biblioteca, Letras de Carvão e Sinto o que sinto. Com a união dessas duas etapas, torna-se possível entender que a qualidade das obras que abordam a diversidade racial, está associada tanto à caracterização física do personagem, quanto ao ambiente e esfera social em que se insere, seu estilo de vida e sua índole. Além dessas especificidades, a obra literária infantil também deve proporcionar o desenvolvimento oral e lúdico da criança, dando condições para que amplie sua visão de mundo, favorecendo positivamente a formação de sua identidade. Assim, o estudo desenvolvido busca contribuir com as pesquisas acadêmicas relacionadas à temática da diversidade étnico-racial, indicando a relevância fundamental da representatividade negra na literatura infantil para a evolução social.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectBibliotecaspt_BR
dc.titleA inserção da diversidade racial na literatura infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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