dc.contributor.advisor | Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Alves, Jeovanna Lethycia dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:34:29Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:34:29Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85704 | |
dc.description | Orientador: Prof.a Doutora Elisa Maria Dalla-Bona | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 83-87 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A questão étnico-racial tem sido amplamente estudada em suas diferentes ramificações. Esta pesquisa analisa essa temática, aprofundando-se nas variadas representações de personagens negros em publicações recentes da literatura infantil brasileira. O estudo examina o processo histórico de crescimento do protagonismo negro nessa categoria literária, discute o direito à literatura, abrangendo as leis brasileiras promulgadas a respeito do ensino da cultura e história afro-brasileira e africana e os programas literários instituídos pelo Governo Federal, procurando abordar a formação do leitor literário. Analisa os impactos da representação negra na formação social e identitária de crianças negras e brancas, explorando a perspectiva disposta por alguns personagens presentes no imaginário coletivo. A pesquisa é de natureza bibliográfica, alicerçada em artigos, teses e livros sobre o tema para analisar como os conceitos apresentados nestas publicações se manifestam em três obras com protagonistas negros, Lulu adora a biblioteca, Letras de Carvão e Sinto o que sinto. Com a união dessas duas etapas, torna-se possível entender que a qualidade das obras que abordam a diversidade racial, está associada tanto à caracterização física do personagem, quanto ao ambiente e esfera social em que se insere, seu estilo de vida e sua índole. Além dessas especificidades, a obra literária infantil também deve proporcionar o desenvolvimento oral e lúdico da criança, dando condições para que amplie sua visão de mundo, favorecendo positivamente a formação de sua identidade. Assim, o estudo desenvolvido busca contribuir com as pesquisas acadêmicas relacionadas à temática da diversidade étnico-racial, indicando a relevância fundamental da representatividade negra na literatura infantil para a evolução social. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas | pt_BR |
dc.title | A inserção da diversidade racial na literatura infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |