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    A inserção da diversidade racial na literatura infantil

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    JEOVANNA LETHYCIA DOS SANTOS ALVES.pdf (2.349Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Alves, Jeovanna Lethycia dos Santos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A questão étnico-racial tem sido amplamente estudada em suas diferentes ramificações. Esta pesquisa analisa essa temática, aprofundando-se nas variadas representações de personagens negros em publicações recentes da literatura infantil brasileira. O estudo examina o processo histórico de crescimento do protagonismo negro nessa categoria literária, discute o direito à literatura, abrangendo as leis brasileiras promulgadas a respeito do ensino da cultura e história afro-brasileira e africana e os programas literários instituídos pelo Governo Federal, procurando abordar a formação do leitor literário. Analisa os impactos da representação negra na formação social e identitária de crianças negras e brancas, explorando a perspectiva disposta por alguns personagens presentes no imaginário coletivo. A pesquisa é de natureza bibliográfica, alicerçada em artigos, teses e livros sobre o tema para analisar como os conceitos apresentados nestas publicações se manifestam em três obras com protagonistas negros, Lulu adora a biblioteca, Letras de Carvão e Sinto o que sinto. Com a união dessas duas etapas, torna-se possível entender que a qualidade das obras que abordam a diversidade racial, está associada tanto à caracterização física do personagem, quanto ao ambiente e esfera social em que se insere, seu estilo de vida e sua índole. Além dessas especificidades, a obra literária infantil também deve proporcionar o desenvolvimento oral e lúdico da criança, dando condições para que amplie sua visão de mundo, favorecendo positivamente a formação de sua identidade. Assim, o estudo desenvolvido busca contribuir com as pesquisas acadêmicas relacionadas à temática da diversidade étnico-racial, indicando a relevância fundamental da representatividade negra na literatura infantil para a evolução social.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85704
    Collections
    • Pedagogia [619]

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