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dc.contributorSouza, Nicole Jessi Lourenço dept_BR
dc.contributor.advisorNunes, Odilon Carlos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCamargo, Fernanda Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:11:12Z
dc.date.available2024-08-08T17:11:12Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85684
dc.descriptionOrientador: Dr. Odilon Carlos Nunespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 51-53pt_BR
dc.description.abstractResumo : A avaliação é um tema de estudo cheio de complexidades, e quando nos deparamos com as dificuldades de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, necessidades especiais e/ou necessidades educacionais especiais, é importante conhecer as legislações vigentes para assegurar uma educação de qualidade, e entender referenciais teóricos-metodológicos para uma ação avaliativa acessível. Utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, o objetivo deste trabalho é entender como o portfólio dentro do contexto escolar possui o potencial de ser um importante aliado dos professores no processo de ensino-aprendizagem. A justificativa do estudo revela-se na necessidade de buscar uma educação cada vez mais justa, tanto em perspectivas educacionais quanto avaliativas. Usando autores da área da avaliação, e partindo da concepção de que professores precisam compreender novas concepções, tanto de avaliação, como de educação, concluímos que é necessário uma relação de parceria com os educandos para tornar a escola um lugar cada vez mais inclusivopt_BR
dc.description.abstractAbstract : Assessment is a subject of study full of complexities, and when we face difficulties in following the teaching-learning process of peoples with disabilities, special needs and/or special educational needs, It is important to know the laws in force to ensure an education quality, and understand theoretical-methodological references for an accessible action in school. Using the bibliographic research as a methodology, the objective of this work is to understand how the portfolio in the education context has the potential to be a very important ally of teachers in the teaching-learning process. The justification of this study reveals the need to seek an increasingly egalitarian education, both in educational and evaluative perspectives. Using authors from the evaluation field, and starting from the concept that teachers need to understand new concepts, both in evaluation and in education, we conclude that a partnership with students is necessary to make the school an inclusive placept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação especial - Paranápt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAvaliação educacional no campo da educação especialpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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