Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Renata Peres, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRibas, Fernanda Felipept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:26:47Z
dc.date.available2024-08-08T18:26:47Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85683
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Renata Peres Barbosa.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 48-51pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo tem como objetivo traçar um paralelo e examinar as leis 5.692/71 e 13.415/17, buscando problematizar a narrativa de novidade atribuída à segunda reforma, expondo pontos de semelhança entre ambas. Com o subsídio da teoria crítica da sociedade, em especial, Theodor Adorno, problematiza-se a proposta de reestruturação educacional das referidas leis e seus decorrentes déficits éticos e formativos. A hipótese da pesquisa é que, embora as Reformas refiram-se a momentos distintos, suas propostas convergem, em parte. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, verifica-se as similaridades contempladas a partir de três aspectos de semelhança, a saber: 1) conjuntura imperativa com as quais ambas foram deliberadas; 2) a lógica utilitarista dada à educação e os mecanismos de padronização curricular; 3) a abstenção da responsabilidade do Estado para com a educação, que abre espaço para que empresas e agências internacionais deliberem sobre o bem público; a política de culpabilização docente e outrospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectAnalisept_BR
dc.titleA importância de elaborar o passado : uma análise sobre leis n° 5.692/71 e n° 13.415/17pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples