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dc.contributorBarbara, Franciane Santos de Jesus Pires Santapt_BR
dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorLourenço, Fernanda dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T16:47:16Z
dc.date.available2023-12-18T16:47:16Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85682
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 65-69pt_BR
dc.description.abstractResumo : Nossa pesquisa teve por objetivo realizar uma análise bibliográfica relacionada ao acesso e a qualidade na Educação Infantil (EI). Para isso empreendemos uma investigação em artigos acadêmicos publicados em periódicos, num recorte temporal entre os anos de 2013 a 2020. Realizamos buscas pelos descritores: cobertura, oferta, obrigatoriedade, acesso e qualidade; cruzamos com os termos: educação infantil, creche, pré-escola, crianças de zero a três anos, crianças de quatro a cinco anos e crianças de zero a seis anos. A composição total do corpus em questão foi de 47 artigos selecionados. Percebemos que existem vários fatores limitantes para que as intenções de ampliação da cobertura e da qualidade da Educação Infantil sejam efetivadas, por exemplo: a falta de investimento na infraestrutura das instituições de Educação Infantil, falta de valorização dos educadores e as desigualdades socioeconômicas existentes em diversas regiões do Brasil, principalmente com ausência de oferta, justamente nas regiões mais pobres do país. Descobrimos também que outros obstáculos são: entender equivocadamente que a pré- escola é um preparatório para a escola, e também a terceirização das creches deixando a maioria nas mãos de instituições conveniadas. Assim persistem ainda inúmeros desafios a serem vencidos para que ocorram mudanças positivas relacionadas ao direito da criança o acesso e permanência na Educação Infantil de qualidadept_BR
dc.description.abstractAbstract : Our research aimed to carry out a bibliographic analysis related to access and quality in Early Childhood Education (EI). For this, we undertook an investigation in academic articles published in periodicals, in a time frame between the years 2013 to 2020. We conducted searches for the descriptors: coverage, offer, mandatory, access and quality; we cross-refer to the terms: early childhood education, day care, preschool, children aged zero to three, children aged four to five and children aged zero to six. The total composition of the corpus in question was 47 selected articles. We realize that there are several limiting factors for the intentions of expanding the coverage and quality of early childhood education to be carried out, for example: the lack of investment in the infrastructure of early childhood education institutions, the lack of appreciation of educators and the socioeconomic inequalities that exist in several regions of Brazil, mainly with a lack of supply, precisely in the poorest regions of the country. We also discovered that other obstacles are: misunderstanding that preschool is a preparation for school, and also the outsourcing of daycare centers leaving the majority in the hands of partner institutions. Thus, there are still countless challenges to be overcome in order for positive changes related to the right of the child to have access to and remain in quality early childhood educationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Qualidadept_BR
dc.titleAcesso e qualidade em educação infantil : um estudo bibliográficopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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