dc.contributor.advisor | Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Chagas, Elisangela de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:19:56Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:19:56Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85677 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 39-41 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa de TCC tem como tema o uso das Tecnologias Digitais (TD) pelos professores no Ensino Básico. Parte do questionamento de saber o que se estudou, em teses e dissertações, acerca do uso de TD e TIC, referentes ao ensino básico? Tem como objetivo geral analisar as produções realizadas nos programas de pós-graduação, em Educação da UFPR (Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado Profissional em Educação), no período de 2016 – 2019. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN,1994) e buscou por meio de uma pesquisa de método de revisão sistematizada (ROMANOWSKI; VOSGERAU, 2014) analisar as publicações que dialogavam com o tema estudado. Conclui-se, pelos estudos, que o professor tem um papel de extrema importância no processo de ensino aprendizagem e que estudos que aqui apresentados comprovam que as TD têm contribuído de forma positiva para este processo | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The present research of Course Completion Work has as its theme the use of Digital Technologies (TD) by teachers in Basic Education. Part of the question of knowing what was studied, in theses and dissertations, about the use of TD and ICT, referring to basic education? Its general objective is to analyze the productions carried out in postgraduate programs, in Education at UFPR (Master and Doctorate in Education and Professional Master in Education), in the period of 2016 - 2019. The research carried out is of a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN,1994) and sought by means of a systematic review method search (ROMANOWSKI; VOSGERAU, 2014) to analyze the publications that dialogued with the studied theme. It is concluded, through the studies, that the teacher has an extremely important role in the teaching-learning process and that studies presented here prove that DT have contributed positively to this process | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodos e tecnicas de pesquisa educacional - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |