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dc.contributor.advisorSouza, Gizele de, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAlves, Eduarda Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:14:51Z
dc.date.available2024-08-08T17:14:51Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85676
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Gizele de Souza.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 36-37pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem como escopo investigar o processo de apropriação das experiências educacionais italianas em três instituições de educação infantil de Curitiba. Tendo como objetivo mapear como essas experiências que se mostraram presentes dentro das instituições nos últimos anos chegaram até as escolas, se aconteceu através de estudos, viagens, além de relacionar a seleção de quais influências e como elas são adaptadas a realidade das escolas curitibanas. A pesquisa empírica aconteceu através de um questionário, onde pedagogas e diretoras de três escolas centrais de Curitiba puderam compartilhar pela escrita do mesmo quais as preposições pedagógicas da escola, sobre sua fundação e como as experiências italianas se fazem presentes no cotidiano das crianças, trazendo dados concretos que puderam ser relacionados resultando em um breve levantamento de apropriação que para tanto foi pautado nos referenciais teóricos de análise os autores Bondioli; Mantovani (1995), Rinaldi (2012), Rosemberg; Campos (1994), Fortunati (2009), Edwars; Gandini; Forman (1999) que levaram ao entendimento de que as escolas se apropriam de determinadas práticas italianas, adaptam a sua realidade de forma a não tornar a escola uma cópia de Itália mas sim trazer os conceitos chaves de protagonismo, autonomia e respeito de forma a manter a práxis sempre em movimentopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research aims to investigate the process of appropriating Italian educational experiences in three early childhood education institutions in Curitiba. Aiming to map how these experiences that have been present within the institutions in recent years reached schools, if it happened through studies, travel, in addition to relating the selection of which influences and how they are adapted to the reality of Curitiba schools. The empirical research took place through a form, where pedagogues and principals from three central schools in Curitiba were able to share, by writing the same, the pedagogical prepositions of the school, about its foundation and how Italian experiences are present in the daily lives of children, bringing data concrete that could be related resulting in a brief assessment of appropriation that was based on the theoretical frameworks of analysis the authors Bondioli; Mantovani (1995), Rinaldi (2012), Rosemberg; Campos (1994), Fortunati (2009), Edwars; Gandini; Forman (1999) who led to the understanding that schools appropriate certain Italian practices, adapt their reality in a way that does not make the school a copy of Italy but rather brings the key concepts of protagonism, autonomy and respect in order to maintain a practice always on the movementpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.subjectEscolas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleCirculação e apropriação das experiências educativas italianas em instituições particulares de educação infantil em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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